LusoJornal / Jorge Campos

Noite de S. João animou Feyzin

No sábado, dia 16 de junho, a Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF) organizou uma Noite de S. João no Parc du Chateau de Feyzin (69), nos arredores de Lyon. A animação esteve a cargo de um grupo musical vindo da ilha da Madeira, o grupo de João Vinagre, que foi muito aplaudido e apreciado por um público muito numeroso nesta noite.

«Não esperávamos tanta gente, pois esta é já a quarta Festa do S. João que se organiza aqui em Feyzin, e desta vez tivemos que recusar gente, pois já não tínhamos mais material para acolher dignamente mais gente, o que não foi agradável, nem para as pessoas que recusámos, nem para nós» disse ao LusoJornal o Vice-Presidente da associação, José Cruz, que prometeu que «para o ano será melhor».

Cerca de 400 «festeiros do S. João», como lhe chamou José Cruz, assistiram, sentados, ao espetáculo. «Como tínhamos sardinhas e outras especialidades portuguesas desta época, não podíamos deixar as pessoas de pé. Estávamos mesmo num verdadeiro ambiente de S. João» concluiu o Vice-Presidente da ACPF.

Neste dia esteve também presente o representante do Banco Santander Totta em Lyon, parceiro da associação, António Rabeca.

Na região de Lyon são várias as associações portuguesas que vivem esta época festiva com animações, festas e bailes ao ar livre, em diferentes datas para não se perturbarem nos festejos.

No domingo, dia 1 de julho, a associação vai organizar o Festival internacional de folclore que terá lugar também no Parc du Chateau. «Temos vários grupos convidados e esperamos que todos estejam presentes e que a meteorologia não seja desfavorável pois temos fracas recordações de anos anteriores» disse José Cruz. «Durante este dia teremos a presença da Rádio Sem Fronteiras, e parceiros de instituições bancárias da região que nos ajudam na nossa comunicação para este evento». Para a Festa de S. João, o parceiro mediático foi a Rádio Já.