Nova Administração da AICEP já entrou em funções

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

O novo Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tomou posse nesta semana, para um mandato de três anos.

Filipe Santos Costa assume deste segunda-feira o cargo de Presidente da Agência, ao mesmo tempo que Cristina Pucarinho, Luís Rebelo de Sousa, João Noronha Leal e Isabel Tenreiro assumem os cargos de Vogais executivos.

O despacho de nomeação do novo Conselho de Administração da AICEP publicado em Diário da República, tem efeito a 05 de junho, estando prevista, ainda este mês, uma sessão pública de apresentação dos objetivos para o novo mandato.

Filipe Santos Costa já era, desde 2018, Presidente da Comissão Executiva da AICEP Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., gerindo os parques industriais BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal e ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, sob as marcas “ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas”; “Energia Sul” e “Sines Tech – Innovation & Data Center Hub”.

Conhece bem a AICEP porque foi representou a Agência em São Francisco, Xangai, Madrid e Genebra.

A sua experiência pública inclui ter sido Adjunto do Ministro de Estado e do Equipamento Social e Chefe do Gabinete do Ministro da Justiça. Foi ainda consultor, jornalista e docente.

Cristina Pucarinho é diplomata, licenciada em Direito e em Estudos Europeus.

Para além das missões diplomáticas em Viena, Bratislava, Liubliana, Maputo e Cônsul Geral em Londes, Cristina Pucarinho foi Adjunta Diplomática do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Assessora Diplomática do Presidente da Assembleia da República, Assessora Diplomática do Primeiro-Ministro, e Representante Permanente Adjunta de Portugal na Missão Permanente junto da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

Luís Rebelo de Sousa já era Vogal do Conselho de Administração da AICEP desde o ano passado, responsável pela Direção do Produto, pela Direção de Comunicação e Marca, pela Direção do Inov Contacto e pela Direção de Compras e Tecnologia.

Foi Assessor Político e Económico do Ministro da Administração Interna nos XVII e XVIII Governos Constitucionais.

João Noronha Leal desenvolveu ao longo dos últimos 25 anos a sua carreira como consultor de empresas em diferentes firmas internacionais e como empreendedor e gestor, em sectores como aviação, formação de executivos, recuperação de empresas e a promoção de negócios internacionais.

Isabel Tenreiro era, desde 2004, Diretora Administrativa e Financeira da AICEP Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., uma subsidiária da AICEP. Em 1980 iniciou o seu percurso profissional na Renault Portuguesa, na fábrica de montagem de veículos automóveis em Setúbal, saindo em 1998 aquando do encerramento das instalações.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]