Novo disco do DSCH-Schostakovich Ensemble de Lisboa dedicado a Beethoven, gravado em Paris, sai no outono

Novo disco do DSCH-Schostakovich Ensemble, criado em Lisboa pelo pianista Filipe Pinto Ribeiro, é dedicado a Beethoven, foi gravado em Paris e sai no outono.

O novo disco do Ensemble é dedicado a Beethovem, compositor de quem este ano se assinalam os 250 anos do nascimento, e será apresentado ao vivo em Lisboa, em outubro, disse à Lusa o Diretor artístico. O pianista Filipe Pinto Ribeiro disse que este é “um projeto fundamental” para o DSCH-Schostakovich Ensemble.

O álbum foi gravado em fevereiro último, antes do período de confinamento, na Seine Musicale, em Paris. “Trata-se de um projeto com a chancela da editora francesa Paraty e distribuição internacional da PIAS-Harmonia Mundi”, disse Pinto Ribeiro. “Inclui os dois Trios Opus 11 e 38, duas obras-primas do legado camerístico de Beethoven e as suas únicas obras dedicadas à formação de trio de piano, clarinete e violoncelo”.

Na gravação, o Ensemble, além do pianista português Filipe Pinto Ribeiro, contou com o clarinetista francês Pascal Moragues, 1º clarinete solo da Orquestra de Paris, professor no Conservatório Nacional Superior de Paris e na Escola Superior Rainha Sofia, em Madrid, e do violoncelista britânico Adrian Brendel, professor na Royal Academy of Music e na Guildhall School, em Londres.

O álbum dedicado a Beethoven sucede ao de 2018, dedicado à integral da obra para piano e conjunto de cordas de Dimitri Schostakovich (1906-1975) e chegará ao mercado no outono. O concerto de apresentação está previsto para o dia 8 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O DSCH-Schostakovich Ensemble foi criado em Lisboa, em 2006, pelo pianista Filipe Pinto Ribeiro, no ano do centenário do nascimento do compositor Dimitri Schostakovich. O Ensemble presta assim homenagem ao compositor, utilizando o seu nome e a sua famosa assinatura DSCH.

O DSCH-Schostakovich Ensemble tem uma formação com geometria variável e aborda um vasto reportório, de Bach a Schumann, de Mozart a Messiaen, de Brahms a Ravel, de Beethoven a Dvořák…

Desde a sua formação, o Ensemble apresenta uma programação anual em Portugal e desde 2008 tem residência artística no Centro Cultural de Belém. Também já se produziu em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Estónia, Suécia e na Rússia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]