Novo espetáculo de José Cruz esgota mas já tem datas suplementares


O sucesso do terceiro espetáculo – “Portugal: Voyage au Centre du Monde” – do humorista José Cruz, é evidente. Todas as datas que tinha previsto no Théâtre du Gouvernail, em Paris 19, esgotaram completamente e a produção teve de acrescentar mais datas nos dias 5 de janeiro (21h00), 7 de janeiro (17h00), 2 de fevereiro (21h00) e 3 de março (17h00).

Depois de “Olá!” e de “Em Construção”, este é um verdadeiro trabalho de “equilibrista” de um humorista que não sobe aos palcos por acaso, e que tem uma formação teatral de base.

Equilibrista porque no mesmo espetáculo, José Cruz passa de um registo emocional – evocando os pais, a saudade e a aldeia transmontana onde costuma passar as férias – para o registo humorístico que o caracteriza. Este “vai-vem”, entre os dois registos, podia ser perigoso, podia deitar abaixo um espetáculo que “hesita” entre ser humorístico ou emocional. E é precisamente o contrário que acontece. José Cruz leva-nos para caminhos emocionais, fala-nos de coisas sérias, fala-nos olhos nos olhos, e precisamente no momento em que uma lágrima começa a brilhar no canto do olho, surpreende-nos repentinamente com uma piada que nos leva à gargalhada.

E é assim durante as quase duas horas que dura o espetáculo, sem darmos conta que o tempo passa.

A viagem começa com o som do despertador, às 4h00 da manhã do dia 1 de agosto. José Cruz conta-nos como foram os 17 anos que foi com os irmãos e os pais, de carro, para passar as férias numa aldeia do concelho de Bragança.

Muita gente fala desta viagem de carro, entre a França e Portugal. O duo Ro&Cut fez um sketch, mas José Cruz fez todo um espetáculo.

Quem fez esta viagem de carro, vai reconhecer-se facilmente e por vezes interage com o humorista.

O BX carregadíssimo, a organização da carga, a portagem de Saint Arnaux-les-Yvelines, as paragens nas estações de serviço, o piquenique antes de entrar em Espanha, a irmã mais nova que vomita facilmente, os porta-moedas com francos, pesetas e escudos, o capot aberto para que o carro “respire”… E o controle nas fronteiras, sobretudo no regresso, “que pode expor toda a vida de uma família com as malas abertas no chão”. E não faltou a forma de fazer passar aguardente para França, nas garrafas de água e nos garrafões de plástico.

Há três anos, em setembro, nasceu a filha do humorista (atualmente tem mais um filho). E foi nesse mês de agosto, quando não podia ir para Portugal porque a mulher estava grávida, que começou a escrever este espetáculo e depois levou, também ele, a mulher e a filha a Portugal, de carro. “E finalmente, nada mudou” confessa. 30 anos depois, também ele cumpriu os mesmos rituais, o carregamento do carro, a portagem, as paragens nas estações de serviço e… o painel de Portugal, aquele painel que o humorista decidiu colocar no cartaz que anuncia o espetáculo.

Finalmente, “Portugal: Voyage au Centre du Monde” é também um espetáculo pedagógico. O humorista explica aos franceses o que é a saudade, ensina algumas palavras em português e… em fratuguês, até tenta explicar a diferença entre um Pastel de Belém e um Pastel de Nata…!

O público adora. Emociona-se quando o humorista embarca para momentos de partilha de emoções e ri nas muitas piadas do espetáculo. Também dança quando há música, com o “Malhão” da Linda de Suza, o “Apita o combóio” e a “Minha casinha” dos Xutos & Pontapés.

Este é um espetáculo que não se deve falhar, tanto no Théâtre du Gouvernail, nas datas que agora foram acrescentadas, como nas representações na província, por onde tem passado.

.

Théâtre du Gouvernail

5 passage de Thionville

75019 Paris

.

Dia 5 de janeiro (21h00)

Dia 7 de janeiro (17h00)

Dia 2 de fevereiro (21h00)

Dia 3 de março (17h00)

.

Reservas: 01.48.03.49.92