nuartfestival.no

Nuno Viegas e OX entre os participantes do festival norueguês de arte urbana Nuart

O Português Nuno Viegas e o Francês OX estão entre os participantes da 19ª edição do festival Nuart, dedicado à arte urbana, que decorre em setembro na Noruega.

Nuno Viegas, que nasceu e cresceu no Algarve, onde começou a pintar em 1999 e onde fundou o coletivo Policromia Crew, é um dos artistas convidados da edição deste ano, de acordo com informação disponível no ‘site’ oficial do Nuart, um dos mais antigos e duradouros festivais de arte urbana, que se realiza em Stavanger, cidade situada no sudoeste da Noruega.

O festival, “através da criação de obras de arte públicas”, pretende “desafiar as narrativas existentes, gerar novas ideias e testar as fronteiras do que constitui o espaço público e privado”.

“Este ano, focamo-nos na interseção evocativa da memória e da cidade e no papel da arte das ruas em desvendar e retrabalhar não apenas as memórias coletivas da cidade, mas também as culturas. O novo assume formas antigas, o graffiti funde-se com a arte urbana, o classicismo com o vandalismo, gentrificação, os direitos à cidade e, no caso de um artista, direitos à própria vida”, lê-se no ‘site’ do festival, que decorre entre 05 e 08 de setembro.

Além de Nuno Viegas, a viver em Roterdão, na Holanda, desde 2014, a lista de convidados da 19ª edição inclui o Francês OX, o coletivo Alemão 1UP, o Britânico Dotmasters, o Argentino Hyuro e o Espanhol Jofre Oliveras.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]