“O Processo” de Maria Augusta Ramos no Festival de Cinema do Institut des Amériques

O Institut des Amériques organiza a primeira edição do festival de cinema “Le documentaire engagé dans les Amériques” do dia 7 ao dia 13 de outubro, no cinema le Studio, em Aubervilliers.

Serão exibidos onze filmes documentários de criação recente que, segundo a organização, “ilustram as asperidades e os disfuncionamentos da nossa sociedade mostrando caminhos de resiliência”.

Para além de filmes oriundos da Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Canadá, na sexta-feira, dia 11 de outubro será exibido o documentário brasileiro “O Processo” da realizadora Maria Augusta Ramos.

Dilma Rousseff, filha de um imigrante búlgaro, foi a primeira mulher democraticamente eleita para a Presidência do Brasil. Presa e torturada de 1970 a 1972 sob a ditadura militar, tornou-se o símbolo da luta brasileira pela democracia. Maria Augusta Ramos filma o julgamento que levou à sua demissão com uma energia que lembra os thrillers políticos da década de 1970.

Maria Augusta Ramos explica em entrevista no programa “Entre Vistas” do canal TVT que o filme, ao retratar os bastidores e a disputa pela narrativa entre adversários e apoiantes de Dilma e da democracia, não apresenta lados pois tenta “retratar a realidade por diversas narrativas e pontos de vista”.

Em entrevista à Globo a realizadora defende que “O futuro do país, até onde sei, é obscuro. Não sei como esse filme será recebido no Brasil, mas espero que ele sirva para que as pessoas reflitam sobre os acontecimentos, reavaliem posições e ajam de forma menos irracional e raivosa em relação à política. A polarização que estamos testemunhando pode acabar com o país”.

A projeção será precedida por um concerto de boas-vindas com o artista brasileiro Fernando del Papa, convidado da 22ª edição do World Music Cities Festival, seguido de um debate com Alberto da Silva, professor de história contemporânea brasileira na Sorbonne Universidade.

Às 23h00, a noite poderá continuar no Teatro Equestre Zingaro (Fort d’Aubervilliers) com uma atuação musical dos Roda do Cavaco programada por Villes des Musiques du Monde! Seis músicos formam um círculo em torno do cavaquinho de Fernando. Nas mãos, um violão de sete cordas, mas principalmente percussão de todos os tamanhos e tipos. Todos podem cantar com entusiasmo e, entre os clássicos do samba, escorregam algumas composições pessoais típicas do Rio de Janeiro.

 

Cinema Le Studio

Théâtre de la Communne d’Aubervilliers

2 rue Edouard Poisson

93300 Aubervilliers

 

Mais informações em:

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]