Lusa | António Pedro Santos

Opinião: Cinema português nas salas francesas

Continua o ciclo dedicado a Lisboa no Forum des Images – 2 rue du Cinema (Forum des Halles). Dos primeiros filmes falados ao Cinema Novo dos anos 60, dos filmes de intervenção política dos anos 70 à visão crítica sobre um presente colocado entre a crise e a euforia, o ciclo percorre a história do país a partir da sua capital. E Lisboa revela-se assim nas suas múltiplas faces: claras e obscuras.

Esta semana viajamos no tempo através da comédia “A Canção de Lisboa”, das obras singulares de Manoel de Oliveira e Paulo Rocha ou das de uma nova geração de cineastas, regularmente premiados em festivais internacionais e já muito reconhecidos em França: Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Marco Martins, Carlos Conceição ou a luso-francesa Christèle Alves Meira.

Alguns filmes têm mais do que uma sessão, o que permite alguma liberdade aos espetadores. O programa é longo e complexo e deve ser consultado no site do cinema.

Fora desta seleção, porque fora do seu tema, é estreado, no Cinema St André des Arts (com exibição de 19 de fevereiro a 2 de março), o filme de António Amaral, “D’Etoile en Étoile”.

Apresentado como uma comédia-experimental ou como um filme ensaio é produção francesa e com elenco também predominantemente francês. Foi selecionado para o 24º Festival de cinéma d’auteur de Rabat e fala de um jovem (Pedro) que deseja saber porque é que apenas no cinema consegue encontrar resposta para as suas emoções e sentimentos. Resolve fazer um filme para analisar o seu problema e convence Ayra, uma realizadora estreante, a ajudá-lo.

Ao longo da história, enquanto Pedro procura obsessivamente uma maneira de integrar no elenco do famoso Vincent Cassel, a jovem Ayra vai descobrindo que a vida dele é uma complexa teia de mentiras e estranhas fantasias, que, de facto, ele é um SDF sem qualquer possibilidade de produzir a obra e que crê ser um extraterrestre…

Com esta intrigante realidade vos deixo desejando-vos boas escolhas culturais e esperando encontrar-vos para a semana.

 

Esta crónica é difundida todas as semanas, à segunda-feira, na rádio Alfa, com difusão antes das 7h00, 9h00, 11h00, 15h00, 17h00 e 19h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]