Organizada por ‘Os Camponeses Minhotos’, a Festa de S. João vai animar Clermont-Ferrand

A Festa de S. João em Clermont-Ferrand (63) vai ter lugar este fim de semana, na Place du 1° Mai, na capital do Auvergne. Esta é uma das principais festas da cidade de Clermont-Ferrand e é organizada pela associação portuguesa Os Camponeses Minhotos, presidida por João Veloso.

Todos os anos a festa junta milhares de forasteiros, portugueses e franceses, numa praça em pleno centro da cidade. Este ano, o artista principal é Richy Hallyday, um sósia de Johnny Halliday.

A festa começa no sábado à tarde com um desfile de grupos de folclore desde a Place Jaude, no coração da cidade, até à Mairie de Clermont-Ferrand. Aliás, a Mairie de Clermont-Ferrand é parceira do evento já que, pouco a pouco, a Festa de S. João se tornou numa das principais festas populares da cidade. Em Clermont e nos arredores residem milhares de Portugueses que para ali foram essencialmente para trabalhar nas fábricas da Michelin.

No desfile participa a Miss Portugal Régions de France 2019 – cujo concurso é organizado precisamente pela associação Camponeses Minhotos – e participam também os grupos de folclore Recordações de Portugal de Antibes, o Liraliot Cantal – um grupo francês -, Rosita de Charvieu-Chavagneux e a Banda Dub de Orléat.

À noite, a Place du 1er Mai transforma-se num terreiro onde se pode jantar, com stands de empresas e instituições portuguesas e com uma enorme fogueira de S. João. Pelo palco, para além da atração da noite, Richy Hallyday e as suas coristas, passam também os grupos de folclore que desfilaram durante a tarde.

A particularidade desta festa de S. João é que vai ter também fogo de artifício, lançado em pleno centro da cidade, para reconstituir exatamente um arraial português. Também não deve faltar uma cascata de S. João e o baile, que se prolonga noite dentro, vai ser animado pelo agrupamento musical Top 5.

O domingo tem praticamente a mesma configuração. A partir das 14h30, um desfile vai partir da Place Delille, até à Place du 1er Mai, com a participação da Miss Portugal Régions de France 2019 e das suas Damas de Honor, que desta vez desfilam de calèche, e os grupos folclóricos Recordações de Portugal de Antibes, Os Camponeses Minhotos de Clermont-Ferrand, Gergovia de Montbrison, Les Portugais de Riom, Os Cavalos lusitanos e Os Bombinhos de Malemort.

Durante a tarde, o agrupamento musical Top 5 anima o baile.

A festa junta sempre milhares de Portugueses e, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis, a afluência pode bater recordes. Várias personalidades costumam marcar presença como por exemplo o Maire da cidade e demais autarcas – a cidade tem também uma Maire Adjointe de origem portuguesa, Manuela Ferreira, que dança precisamente no rancho Os Camponeses Minhotos e é filha de João Veloso – mas também costumam estar presentes autoridades portuguesas, como por exemplo o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, o Cônsul Honorário de Portugal em Clermont-Ferrand, e os Conselheiros das Comunidades eleitos pelo círculo eleitoral de Lyon/Marseille. Aliás, João Veloso, o organizador da festa é ele-próprio, Conselheiro das Comunidades Portuguesas.

João Veloso e toda a equipa organizadora da festa costumam mobilizar sempre muitos parceiros para este evento, entre os quais se contam as principais empresas portuguesas da região e alguns medias, entre os quais está o LusoJornal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]