Orléans: Cristina Alves reeleita Presidente do Conselho de administração da Rádio Arc en Ciel

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

Cristina Alves foi reeleita pelo nono ano consecutivo Presidente do Conselho de administração da Rádio Arc en Ciel, em Orléans, na última Assembleia Geral daquela estação franco-portuguesa. Aliás, foram reeleitos todos os membros do anterior Conselho de administração.

Na Assembleia geral foi feito o balanço das atividades da rádio, foram apresentadas as contas do ano 2022 e o orçamento previsto para 2023. “Estamos orgulhosos em poder dizer que a nossa associação se porta bem” diz Cristina Alves ao LusoJornal. “Claro que nem tudo são rosas. Na verdade, assumir a gerência desta associação não é de todo o repouso. A opção que fizemos em continuar a gerir a associação unicamente com voluntários, dá um trabalhão. Mas valeu apena, porque durante a pandemia, conseguimos levantar cabeça”.

A Rádio Arc en Ciel é uma associação radiofónica, e a programação é feita por 23 animadores voluntários, com o apoio de quase 200 associados. Para financiar as suas atividades, a associação tem uma Comissão de Festas que organiza eventos com o apoio de cerca de 50 voluntários.

Para além de Cristina Alves, foram reeleitos Manuel Carvalho (Vice-Presidente), Jérôme Campos (Tesoureiro), Leonel Francisco (Vice-Tesoureiro), Fernanda Mengelle (Secretária), Alberto Coelho (Vice-Secretário) e os Adjuntos da Comissão de festas e trabalhos, Abílio Carvalho e David Gomes.

“Cada um de nós tem uma função, tem uma área de intervenção e, sobretudo, todos temos muito entusiasmo no papel que desempenhamos, porque vamos todos no mesmo sentido, que é o de valorizar a nossa rádio” diz com entusiasmo Cristina Alves. “Tenho muito orgulho e muita paixão em representar esta associação que hoje é a terceira rádio associativa a emitir na língua de Camões fora de Portugal. Mas é graças a toda a equipa do Conselho de administração que tudo isto é possível e agradeço-lhes muito pelo envolvimento e presença de cada membro do Conselho”.

A Rádio Arc en Ciel é uma radio comunitária, administrada pela associação IOTA (Information Orléanaise Tous Azimuts), emite 24 horas por dia e pretende ser “a estação de rádio para as minorias étnicas em Orléans”.

Nos seus programas, esta estação de rádio promove a música, a cultura, a dança, a gastronomia, o comércio, a informação…. em Português, em Francês e em Espanhol.

A Rádio tem um edifício próprio onde tem os seus estúdios, em Fleury-les-Aubrais, mas tem pela frente o desafio de renovar o seu material com as novas tecnologias do século XXI.

Um programa denso de recolha de fundos

Para funcionar, a Comissão de festas organiza sistematicamente eventos recreativos e para 2023 anunciou já uma lista bastante densa de eventos, a começar pelo dia 11 de fevereiro com o Baile dos namorados com o grupo Toka & Dança, que vem propositadamente de Portugal, Karmo Leal com um “tributo” a Linda de Suza e com o Grupo 25 Abril para animar a noitada.

Para o dia 22 de abril, a associação organiza o Baile da Revolução dos Cravos, com o cantor Jorge Guerreiro e a animação do grupo musical Kapa Negra. No dia 10 de junho vai organizar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e o grande momento do ano é sempre a Festa dos Santos Populares, que este ano vai ter lugar nos dias 1 e 2 de julho, sempre num parque ao ar livre.

Finalmente, para o dia 18 de novembro também já está prevista uma Festa especial de aniversário da rádio já que a associação vai festejar 38 anos de idade, mas também vão ver festejados os 40 anos da atual frequência da Rádio Arc en Ciel na banda FM: 96,2 MHz.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]