Os 80 anos da criação da Força Expedicionária Brasileira

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), radicada em Rio de Janeiro, e o Exército Português, vão festejar os 80 anos da criação da Força Expedicionária Brasileira (1943-2023) no dia 8 de maio, em Lisboa.

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil tem uma delegação em Portugal, da qual o académico Rui Santos Vargas é o Delegado.

“Divulgamos a história militar do Brasil e de Portugal. Vamos com este singelo colóquio assinalar a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O Brasil foi o único país da América do Sul que participou na guerra enviando tropas para a Europa” diz Rui Santos Vargas. “Em 1945, uma fração da FEB, de regresso ao Brasil, parou em Lisboa, desfilou e foi condecorada. Foi recebida em Lisboa em apoteose pelo povo português. Houve festas e até um Fado foi composto para assinalar a ocasião”.

Do programa do dia 8 de maio podemos destacar, às 15h00, a sessão de abertura do colóquio, seguida da intervenção de Hermes Menna Barreto Gonçalves, Oficial de Ligação Cultural do Exército Brasileiro em Portugal sobre “A criação da Força Expedicionária brasileira: circunstâncias e objetivos” e de Cláudio Skora Rosty do Centro de estudos e pesquisa em história militar do Exército brasileiro – CEPHIMEX) sobre “Rendição alemã à FEB e dia da vitória na Itália.

A partir das 16h10, o evento passa a ser transmitido por videoconferência, com uma intervenção de Rui Santos Vargas, Delegado em Portugal da AHIMTB – Rio de Janeiro, sobre “Fado ‘Nossos Irmãos’: testemunho de esperança”.

O evento vai ter lugar na Sala de conferências do Palácio dos Marqueses do Lavradio, no Campo de Santa Clara, em Lisboa e vai acabar com um Porto de honra. A entrada no evento é livre.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]