Palmira Afonso: Ex-Campeã de Maratona, treinou o GIGN e é Consultora em Engenharia Organizacional

Palmira Afonso nasceu no Marinha Grande, perto de Pombal, em maio de 1961. O pai emigrou para França em 68 e dois anos depois chegou a família.

Muito jovem, na cidade de Bondy (93), onde vivia, Palmira Afonso descobre a sua paixão pelo desporto e pelo atletismo em particular, que a levou até aos mais altos pódios. Em 1994 sagrou-se Campeã francesa de Maratona.

Mais tarde decidiu ultrapassar os 42,195 km regulamentares de uma maratona para preparar ultra-maratonas de 100 km. Os treinos puxaram-na a descobrir os seus limites físicos e mentais, tentando sempre ultrapassá-los.

Foi durante esta altura em que treinava intensamente, que a fadiga da atleta originou um acidente de viatura. Estávamos em 1995 e Palmira Afonso sai paralizada e politraumatizada ao nível da bacia e membros.

Andou dois anos de cadeira de rodas e com muita força de vontade, Palmira Afonso começa uma nova batalha na sua vida: como teve de renunciar à prática do atletismo – o anúncio dos médicos foi claro! – entra então na Universidade de Medicina e forma-se em fisioterapia e preparadora de atletas de alto nível.

As causas do seu próprio acidente – adormeceu ao volante – deixaram-lhe uma razão e grande motivação para explicar e revelar em testes, os riscos que implica levar os atletas de alto nível até ao último degrau de cansaço físico e mental. «Isso comporta grandes riscos cardiovasculares, entre outros, e pode causar mesmo a morte súbita» diz ao LusoJornal. «Tudo é possível de quantificar e impõe-se esclarecer. O INSEP (Instituto Nacional do Desporto e Educação Física) deu-me a possibilidade de trabalhar com estes objetivos, com a equipa de França de ‘Squash’, onde os atletas foram expostos a testes e a todo um protocolo de vigilância e de prevenção desses riscos».

Mais tarde, Palmira Afonso trabalhou com o grupo de elite da Gendarmerie, o GIGN. «Este período de vida foi de novo muito intenso, porque eu vivia pessoalmente todas as condições dos treinos que eu planeava, para estas equipas em teste. Fiz isto durante 12 anos, até que outros projetos me tivessem levado de novo aos estudos» conta ao LusoJornal.

Preparou uma Licence em Ciências humanas e sociais e especializou-se em psicologia familiar e em comportamentos dos indivíduos, em grupos sociais.

Em 2004 ainda estudante, encontrou o Cônsul de França em Barcelona «que me convidou a ajudar grupos de jovens franceses que estavam em dificuldade relacional com as autoridades espanholas». Não hesitou em aderir ao projeto e também aqui foi bem sucedida. «O que me levou mais tarde a ser contratada pelo grupo IBM, entre 2004 e 2009, para preparar as mudanças internas do grupo em Espanha. O próprio patrão da IBM fez apelo aos meus serviços e conhecimentos».

Ainda em 2009, apresentou um projeto na Câmara de Comércio e Indústria de Valence, para criar a sua própria empresa «e pôr ao serviço das empresas, toda a minha experiência profissional adquirida durante todos estes anos que vivi em estudos e em prática».

Palmira Afonso é atualmente Consultora em engenharia organizacional, com escritórios em Lyon. Está disponível para analizar e organizar pedidos dos empresários lusófonos e francófonos, que a solicitem «para os ajudar a melhorar a produtividade, os recursos humanos e de modo concreto, otimizar a organização dos seus negócios, para que possam operar, o mais eficazmente possível».

«Tenho também um projeto de instalar uma antena da minha empresa em Portugal, na região do Porto ou Lisboa, e ajudar as empresas francesas e portuguesas que se instalam em Portugal e que possam solicitar os meus serviços» confessou com ótimismo, Palmira Afonso.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]