LusoJornal | Mário Cantarinha

Paris: Dia de Portugal vai ser comemorado no dia 8 de junho no Palais d’Iena

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Este ano, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser comemorado em Paris no dia 8 de junho, por iniciativa do Embaixador José Augusto Duarte, a partir das 17h30, no prestigioso Palais d’Iena e a convidada de honra é a Ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que virá em representação do Governo a esta cerimónia.

Antes disso, às 16h00, está também marcada uma homenagem a Luiz Vaz de Camões, junto ao busto do poeta, na ‘avenue Camoens’, no 16ème bairro da capital.

José Augusto Duarte já tinha dito que queria que as Comemorações do Dia de Portugal tivessem lugar fora da Embaixada, com mais capacidade “para que esta data seja comemorada com a dignidade que merece” e escolheu então a sede do Conselho Económico e Social de França, “local emblemático dum determinado tipo de arquitetura de Paris mas também emblemático para os Portugueses porque foi ali que muito se debateu sobre matérias laborais e sociais da Comunidade” diz uma nota da Embaixada enviada às redações.

A celebração deste ano será feita com um concerto clássico duma orquestra portuguesa, a D. Fernando II de Sintra, conduzida pelo Maestro Cesário Costa que é o Diretor de Programação musical do Centro Cultural de Belém. Estarão em cena quase 40 pessoas vindas de Portugal, contando também com um coro que interpretará os hinos de França e Portugal. Serão interpretadas músicas de três compositores clássicos, um francês, Saint Saëns, com uma peça que compôs inspirada em Lisboa, chamada “Une nuit à Lisbonne”, um austríaco, Mozart, com uma das peças mais bonitas para clarinete e orquestra e finalmente um português, Freitas Branco, com a sua “Suite Medieval”. Na segunda peça vai tocar o Primeiro Clarinete da Orquestra Nacional de França, que é o português Carlos Ferreira.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]