LusoJornal / Mário Cantarinha

Parlamento português aprovou por unanimidade Voto de pesar pelo falecimento de Albano Cordeiro


O Parlamento português aprovou na quinta-feira passada, na última sessão plenária da legislatura, um voto de pesar, pelo falecimento do sociólogo e economista Albano Cordeiro que morreu no passado dia 30 de dezembro, em Paris, com 85 anos, “uma referência maior da presença portuguesa em França pela sua intervenção cívica, pela relevância do seu trabalho académico e pela dinamização do movimento associativo”.

“Em Albano Cordeiro podemos ver um verdadeiro cidadão do mundo, pela adoção das suas várias identidades: português, francês, mas também moçambicano e italiano, o que só comprova o seu sentido humanista. Foi um académico ‘engagé’, professor e investigador no Centre National de Recherche Scientifique, em Grenoble, na Universidade Denis Diderot, em Paris VII e laureado em economia e demografia pela Universidade La Sapienza, de Roma” lê-se no texto cujo primeiro subscritor foi o Deputado Paulo Pisco.

Albano Cordeiro “foi autor de vários trabalhos sobre a imigração portuguesa e sobre o movimento associativo e um ativista dos direitos humanos e defensor dos migrantes. Foi um homem de convicções e de causas e também um grande dinamizador do movimento associativo, tendo estado na origem da fundação de várias associações e movimentos cívicos”.

“Atento à situação dos portugueses em França e à sua intervenção na sociedade, manifestou sempre uma grande preocupação pela participação cívica e política, procurando incentivá-la para que a comunidade tivesse maior visibilidade.

Albano Cordeiro, era uma referência incontornável para os portugueses em França, com o seu percurso denso e a sua atividade multifacetada, com uma perspetiva lúcida e humanista das migrações, que marcou a perceção sobre a imigração portuguesa em França. O seu contributo é inestimável. A sua perda deixa um grande vazio”.

O texto – apresentado por Paulo Pisco, Francisco César, Nathalie de Oliveira, Berta Nunes, Romualda Fernandes, Francisco Oliveira e Pompeu Martins – foi aprovado por unanimidade. “A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, presta a sua mais sentida homenagem a Albano Cordeiro, manifestando as suas condolências a familiares e amigos”.