Paulo Cafôfo e Isabel Ferreira apresentam Encontros do PNAID em Viana do Castelo

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Na próxima quinta-feira, dia 2 de novembro, pelas 12h00, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vão apresentar a segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), no Navio Gil Eannes, em Viana do Castelo, cidade anfitriã “do maior evento de investidores da diáspora portuguesa”.

Pelas 11h00, antes da apresentação, Paulo Cafôfo e Isabel Ferreira vão visitar a unidade industrial Mineral System do Grupo económico Real Marbre, detido por Manuel Soares, um empresário com origens em Aveiro, mas residente em Paris. A Real Marbre, especializada em revestimentos minerais, abriu em 2019 uma nova fábrica em Viana do Castelo, num investimento de aproximadamente quatro milhões de euros e criando 30 novos postos de trabalho. Situada na Zona Industrial de Chafé, esta unidade vai ser mostrada como exemplo de investimento da diáspora no norte do país.

Os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) são uma iniciativa conjunta das duas Secretarias de Estado e, depois de Fátima no ano passado, este ano é organizado pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa criada em 2020 e a edição deste ano dos Encontros PNAID, que terão lugar em Viana do Castelo, de 14 a 16 de dezembro, tem como mote “Investimento da Diáspora, um Investimento com Marca”.

“São esperados cerca de 700 participantes durante os três dias do evento, que terão toda a informação disponível sobre as políticas governamentais direcionadas a empresários portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal, assim como para as empresas nacionais que estejam interessadas em internacionalizar o seu negócio através do empresariado da diáspora, reforçando a sua vertente exportadora” diz uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

São temas em destaque nesta II edição a “Economia Azul, Energias Renováveis e Sustentabilidade” e “Agenda Cultural, Património e Ciência”.

Nesta iniciativa de quinta-feira estarão também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista Pombal, e o vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte, Beraldino Pinto.

A apresentação do Programa dos Encontros PNAID 2023 vai ser feito por Cristina Coelho, a Coordenadora dos Gabinetes de Apoio ao Investimento da Diáspora (GAID).

O programa dos Encontros pode ser consultado AQUI.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]