Pedro Rupio substitui Luísa Semedo na presidência do Conselho Regional da Europa do CCP

Pedro Rupio, Conselheiro das Comunidades eleito na Bélgica, foi ontem eleito Presidente do Conselho Regional da Europa (CRE) do CCP, substituindo Luísa Semedo, que apresentou recentemente a sua demissão.

A votação, unânime entre os Conselheiros presentes, marcou o último ponto da reunião de dois dias do órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às Comunidades portuguesas no estrangeiro. “Comprometo-me a assumir estas funções com alto sentido de responsabilidade e aproveito também para agradecer a confiança e o apoio dos meus colegas Conselheiros nesta nova missão”, escreveu Pedro Rupio, através das redes sociais.

“É um prazer para nós, é um candidato e é um Conselheiro com mais-valia, e, portanto, estamos todos descansados em relação ao futuro”, disse à Lusa a Presidente demissionária sobre o seu sucessor.

Luísa Semedo fez um “balanço muito positivo” do tempo em que esteve à frente do CRE das Comunidades Portuguesas. “Temos aqui Conselheiros que estão aqui há imensos anos, e, portanto, aprendi imenso com eles sobretudo esta dinâmica das Comunidades. É preciso ver que aqui é o Conselho Regional da Europa, e portanto aquilo que se passa em França não é o mesmo que se passa no Reino Unido, que se passa na Suécia”, afirmou a Presidente demissionária.

Para Luísa Semedo, estes encontros “são essenciais” para que os Conselheiros encontrem “uma imagem muito mais aprofundada” sobre as Comunidades portuguesas espalhadas por território europeu.

Luísa Semedo demitiu-se do cargo de Presidente do CRE devido a uma “situação absolutamente impossível” com o partido Chega. “Eu saio desse cargo, de representação dos Conselheiros, e passo a ser uma Conselheira que fala por ela própria e responde pelos eleitores que a elegeram. […] Enquanto Presidente eu teria de o convidar [André Ventura] e ser anfitriã da reunião. Normalmente os convidados chegam, falam comigo e eu sou a principal interlocutora”, explicou Luísa Semedo à Lusa em 12 de fevereiro.

A Conselheira tinha anunciado nas suas redes sociais que abandonaria o seu cargo de representação dos restantes 24 membros do CRE devido à obrigação de uma interação direta com o partido Chega, eleito para a Assembleia da República. “É uma situação absolutamente impossível de fazer porque eu não considero nem o Chega nem o André Ventura como legítimos no cargo onde estão. Não vou falar com uma pessoa que é racista, fascista e tem no seu programa várias medidas intolerantes”, argumentou então Luísa Semedo.

O Conselho das Comunidades Portuguesas, que elege representantes em todo o Mundo, tem novas eleições previstas para outubro deste ano.

Durante o segundo dia de reunião, que decorreu na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, estiveram presentes o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]