Permanência consular de Nantes vai ter novo estatuto

A Permanência consular em Nantes mudou de instalações e o Secretário de Estado das Comunidades portuguesas disse ao LusoJornal que vai haver «mudança de estatuto» naquele posto consular.

«Temos em curso um conjunto de mudanças que irão implicar uma mudança de estatuto de algumas estruturas consulares no mundo e nomeadamente em França, aliás de acordo com preocupações que têm sido veículadas no LusoJornal» disse precisamente ao LusoJornal o Secretário de Estado José Luís Carneiro.

«A primeira dessas mudanças em curso trata-se da qualificação institucional da nossa estrutura consular em Nantes». Desde o encerramento do posto consular pelo então Ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, durante o Governo da Coligação PSD/CDS-PP, que o atendimento dos Portugueses de Nantes e daquela região tem sido feito através de Permanências consulares.

Numa primeira fase, os funcionários do Consulado Geral de Portugal em Paris deslocavam-se regularmente a Nantes, mas a procura era tanta que o Governo acedeu ter em Nantes, em permanência, dois funcionários do Consulado de Paris. No entanto, oficialmente não há qualquer posto consular em Nantes.

«Como sabe, os funcionários estavam numas instalações cedidas pela autarquia de Nantes, a autarquia disse-nos que vai realizar intervenções naquela área de qualificação urbana, isso levou-me há já alguns meses, a deslocar-me à Câmara Municipal de Nantes e solicitar que pudessem ser cedidas novas instalações onde pudessemos de futuro dar um novo estatuto àquilo que era uma antena consular» explicou José Luís Carneiro ao LusoJornal. «A autarquia cumpriu a sua parte. Nós vamos também cumprir com a nossa durante 2018 e depois seguir-se-ão outros serviços noutras cidades».

Aliás, durante a campanha eleitoral, o candidato socialista às eleições legislativas, e depois eleito Deputado, Paulo Pisco, tinha prometido que, se o Partido Socialista chegasse ao Governo seria reaberto um Consulado de Portugal em Nantes. Tudo indica que se trata de uma Agência Consular.

Entretanto, o Consulado Geral de Portugal em Paris já confirmou ao LusoJornal a morada da atual Permanência consular, aberta diariamente, das 8h00 às 12h30:

 

Les Salorges 1

15 quai Ernest Renaud

44100 Nantes