Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Philippe Mendes expõe originalíssima maquete tridimensional na Feira de Antiguidades de Lisboa

Cultura

 

 

A 19ª Lisbon Art and Antiques Fair (LAAF) abre ao público neste sábado, dia 30 de abril, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, e a galerista franco-português Philippe Mendes diz deter a “jóia da coroa” do certame ao apresentar uma originalíssima maquete tridimensional atribuída a Mateus Vicente de Oliveira, importante arquiteto português do século XVIII, autor, nomeadamente, da lisboeta Basílica da Estrela.

A maquete arquitetónica, com mais de um metro e meio de altura, é uma “casinha de bonecas” só que em forma de basílica, onde as portadas se abrem e até os sinos tocam nas torres. E qual a finalidade desta peça tão preciosa e detalhada? Concretamente, ser um mostruário de construção deste “Architeto das Reaes Obras” dos reinado de D. José e D. Maria I.

Exposta pela primeira vez ao público, a peça é totalmente inédita e raríssima na História da Arquitetura Portuguesa.

Descoberta por Philippe Mendes num particular em Portugal, já tem potenciais compradores interessados no estrangeiro.

 

Mas o stand de Philippe Mendes apresenta um outro motivo de relevo: um quadro de Santa Joana Princesa também do século XVIII que o galerista franco-português já anunciou ir oferecer ao Museu de Aveiro.

Trata-se na realidade de um estudo do pintor romano Michelangelo Cerutti (o quadro final está na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma), de grande valor artístico e monetário, e que em Aveiro passará a integrar a exposição comemorativa dos 500 anos da morte de Santa Joana Princesa e o início do seu processo de canonização.

 

Philippe Mendes, que vive entre Paris e Portugal e detém na capital francesa uma galeria que se tornou conhecida por apresentar e apoiar artistas portugueses – atualmente expõe trabalhos de José Loureiro – notabilizou-se há poucos anos atrás por também oferecer uma Josefa de Óbidos ao Louvre a fim de incentivar a abertura de uma sala portuguesa naquele museu.

Já este ano, Philippe Mendes doou igualmente ao Museu Hispânico de Nova York um desenho do pintor maneirista português Fernão Gomes. “Todas as ofertas tem por finalidade motivar mecenas a fazerem o mesmo para promover a arte portuguesa no mundo” diz um comunicado enviado às redações.

A Lisbon Art and Antiques Fair reúne negociantes especializados em arte e antiguidades nacionais e estrangeiras, podendo ser visitada até 8 de maio.

 

Donativos LusoJornal
X