Ponte da Barca de Vaulx-en-Velin assinaram Protocolo de geminação

Uma comitiva de Ponte da Barca, chefiada pelo Presidente da Câmara Augusto Marinho esteve em Vaulx-en-Velin (69), nos arredores de Lyon, de 6 a 10 de dezembro, para proceder à conclusão do processo de geminação entre aquela localidade francesa e Ponte da Barca.

O Protocolo foi assinado por Augusto Marinho e por Hélène Geoffroy, Maire de Vaulx-en-Velin, na presença de uma centena de convidados, entre os quais se encontrava o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, de Manuel Cardia Lima, Conselheiro das Comunidades Portuguesas na área consular de Lyon e com diversas personalidades da Comunidade portuguesa residente naquela região.

O Cônsul-Geral aproveitou para felicitar os responsáveis municipais pela visita, “que vem reforçar as ligações entre ambas as populações e confirmar a vontade de desenvolver projetos que venham elevar a qualidade de vida dos povos”. Sublinhou a importância dos povos europeus promoverem este tipo de ligação “que prepara as bases para o futuro desenvolvimento económico e social das populações”.

Estiveram em destaque o Senhor Pires, antigo Presidente da Associação Portuguesa de Vaulx-en-Velin, que foi um dos inspiradores da Geminação, bem como o atual Presidente da associação, Senhor Martins. Aliás, o Cônsul Luís Brito Câmara reiterou mais uma vez “a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Vaulx-en-Velin”, e agradeceu à Maire pela sua “amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas”.

Luís Brito Câmara terminou a sua alocução relembrando o feito histórico de Fernão de Magalhães, “nascido em Ponte da Barca, que conseguiu realizar a viagem de circum-navegação entre 1519 e 1522, e que ilustra bem a importância de todos os projetos importantes nascerem de uma ideia, de um homem, de um sonho, que depois se concretiza, tal como a Geminação agora assinada entre Ponte da Barca e Vaulx-en-Velin”.

Augusto Marinho reuniu também com a Vice-Presidente da Região Metropolitana de Lyon no intuito de aprofundar laços de cooperação nomeadamente na área do turismo e investimento económico.

No âmbito desta deslocação Augusto Marinho procedeu, ainda, à apresentação do concelho de Ponte da Barca a potenciais investidores franceses nas áreas de distribuição agroalimentar, turismo, hotelaria e do ramo imobiliário. Presentes estiveram associações empresariais, agências de viagens, o representante da cadeia de hotéis Ibis e da Carrefourt Market.

Durante a estadia em terras gaulesas, o autarca barquense teve ainda oportunidade de conhecer as instalações da empresa “Mondial Export” e de participar em diversas ações que foram decorrendo, onde foi dando nota do forte investimento em parques empresariais que está a ser traçado no concelho de Ponte da Barca, de modo a criar mais e melhores condições, oportunidades de investimento e de regresso às origens dos muitos emigrantes barquenses que assim o desejarem.

“Foram dias de forte envolvimento e forte mobilização humana” foi o que o autarca de Ponte da Barca salientou, agradecendo a toda a Comunidade barquense ali radicada pelo acolhimento “fantástico a toda a comitiva barquense” e a todos os que se empenharam na concretização deste processo de geminação que “perspetiva a realização de projetos culturais, económicos e sociais comuns e reitera os laços de amizade e cooperação europeia que une as duas Comunidades”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]