Portugal acolhe em março espetáculos e exposições na Festa da Francofonia

Vinte e quatro cidades no continente e Açores vão receber centenas de espetáculos e exposições para celebrar este mês a Festa da Francofonia, evento que homenageia a língua francesa.

O programa foi apresentado em conferência de imprensa pelo Embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, que explicou que, este ano, 14 países com representação diplomática em Portugal, associações, escolas e universidades vão dar “a conhecer a riqueza da francofonia” até 31 de março.

Também presente no evento, o Embaixador do reino de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, destacou o papel de África, considerando que este continente “deverá representar no futuro um polo de desenvolvimento económico e cultural e também uma vertente de crescimento da língua francesa”.

Na apresentação da programação o destaque foi para o dia 23 de março, com vários espetáculos entre as 14h00 e as 24h00 no Capitólio (Parque Mayer) e no Cinema São Jorge, em Lisboa. Nesse dia, os alunos do liceu francês Charles Lepierre vão dar corpo e voz à abertura da Festa da Francofonia, seguindo-se um espetáculo de dança vertical interpretado por dois bailarinos de Andorra, Olga da Cunha e Pere Vilarrubla.

Patrick Straumann, escritor francês, desloca-se a Portugal para apresentar o seu livro “Lisbonne, Ville Ouverte”, que retrata a Lisboa de 1940, recordando que, após a queda de Paris face à Alemanha nazi e o encerramento dos portos mediterrânicos, a capital portuguesa representa a última porta de saída de uma Europa em guerra. O escritor francês estará à conversa com o historiador, autor e cronista português António Araújo.

Estão também previstos espetáculos musicais da Tunísia, com Riadh Ben Amor, e da França com a atuação de Nilda Fernandez, cantor guitarrista e compositor franco-espanhol. Os festejos encerram no Cinema São Jorge com um concerto, a convite da embaixada do Canadá, de Pierre Kwenders.

A Festa da Francofonia é organizada pelo Instituto Franco-Português e conta com a participação de 14 países: Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egito, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Suíça e Tunísia.