Portugal com níveis de consumo e de riqueza abaixo da média da UE em 2018

Portugal registou, no ano passado, níveis de consumo e um Produto Interno Bruto (PIB) por habitante abaixo da média da União Europeia (UE), estando a meio da tabela entre os 28 Estados-membros, divulgou o Eurostat. A França encontra acima da média da UE tanto nos níveis de consumo como no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante.

Segundo dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE, no ano passado, o consumo efetivo real em Portugal era de 82% em relação à média comunitária, enquanto o PIB ‘per capita’ se situou em 76% face a toda a União. No que diz respeito à França, o consumo efetivo real era de 107% em relação à média comunitária, enquanto o PIB ‘per capita’ se situou em 104% face a toda a União.

Em relação à UE, o indicador do consumo efetivo real variou entre os 56% na Bulgária e os 132% no Luxemburgo.

Já o PIB por habitante, variou entre os 50% face à média da UE na Bulgária e os 254% no Luxemburgo.

Em ambos os indicadores, Portugal ficou a meio da tabela nestes dados de 2018. Enquanto a França ocupa o 10° lugar em ambos os indicadores, quer do consumo efetivo real, quer do Produto Interno Bruto.

O consumo efetivo real representa o nível de vida das famílias da UE, o PIB ‘per capita’ mostra as diferenças económicas entre os Estados-membros.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]