Portugal, país de longas tradições no âmbito da pirotecnia, foi um dos quatro países escolhidos para participar no Concurso Internacional de Fogo-de-artifício Piromelódico de Mónaco, juntamente com a Itália, a Espanha e a Bulgária.
Sob o tema “Odisseia Portuguesa”, o espetáculo apresentado pela empresa nacional Macedo’s Pirotecnia, teve lugar no sábado, dia 4 de agosto no Porto de Mónaco, com uma duração de 25 minutos, apoiado por temas musicais em que se podiam distinguir as vozes de Dulce Pontes e de Marisa ou ainda áreas musicais de Thomas Bergersen, Dvorak ou Verdi.
“É um espetáculo que revisita a odisseia fantástica dos navegadores portugueses, atravessando os oceanos para descobrirem um mundo desconhecido. As descobertas propulsaram a humanidade na era da mundialização e mudaram definitivamente a nossa relação com o planeta. Portugal desenvolveu um papel de primeiro plano neste processo desde há muitos séculos, criando novas rotas marítimas e de circulação das pessoas, dos animais e das plantas em todo o mundo. Com o nosso espetáculo, os espetadores podem ressentir este incrível encontro de culturas e a ambição, as ideias, os esforços e a inovação que permitiram levar avante um tal sentimento. Graças ao ritmo musical combinado com peças de artifício portuguesas tradicionais, esperamos traduzir este entusiasmo ao numeroso público presente”, salienta a nota informativa de Macedo’s Pirotecnia.
No final da próxima semana, um dos quatro espetáculos de exceção dos países participantes, será designado Vencedor desta edição.