Portugal no Concurso de Fogo de Artifício Piromelódico Internacional de Monaco 2018

Portugal, país de longas tradições no âmbito da pirotecnia, foi um dos quatro países escolhidos para participar no Concurso Internacional de Fogo-de-artifício Piromelódico de Mónaco, juntamente com a Itália, a Espanha e a Bulgária.

Sob o tema “Odisseia Portuguesa”, o espetáculo apresentado pela empresa nacional Macedo’s Pirotecnia, teve lugar no sábado, dia 4 de agosto no Porto de Mónaco, com uma duração de 25 minutos, apoiado por temas musicais em que se podiam distinguir as vozes de Dulce Pontes e de Marisa ou ainda áreas musicais de Thomas Bergersen, Dvorak ou Verdi.

“É um espetáculo que revisita a odisseia fantástica dos navegadores portugueses, atravessando os oceanos para descobrirem um mundo desconhecido. As descobertas propulsaram a humanidade na era da mundialização e mudaram definitivamente a nossa relação com o planeta. Portugal desenvolveu um papel de primeiro plano neste processo desde há muitos séculos, criando novas rotas marítimas e de circulação das pessoas, dos animais e das plantas em todo o mundo. Com o nosso espetáculo, os espetadores podem ressentir este incrível encontro de culturas e a ambição, as ideias, os esforços e a inovação que permitiram levar avante um tal sentimento. Graças ao ritmo musical combinado com peças de artifício portuguesas tradicionais, esperamos traduzir este entusiasmo ao numeroso público presente”, salienta a nota informativa de Macedo’s Pirotecnia.

No final da próxima semana, um dos quatro espetáculos de exceção dos países participantes, será designado Vencedor desta edição.