Portugal participa no Salão da aeronáutica no Bourget

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Portugal participa, entre os dias 19 e 25 de junho no Salão internacional da Aeronáutica e do Espaço em Paris (SIAE) – conhecido por “Salon du Bourget” – o maior evento do mundo da indústria aeronáutica e espacial realizado com uma periodicidade bienal (nos anos ímpares) por uma empresa filial do Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales (GIFAS).

Este ano, o “Salon du Bourget” contará com a presença direta ou indireta de 25 empresas do setor aeronáutico com operações e atividades em Portugal, presentes no pavilhão de Portugal organizado pelas duas principais entidades do setor; a idD Portugal Defence (Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal) e pela Associação AED Portugal representando o cluster aeronáutico português de espaço e defesa. A participação nacional tem o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

“O cluster da aeronáutica, espaço e defesa representa hoje mais de 60 entidades e 18 mil postos de trabalho em Portugal, para um volume de negócios total superior a 1,7 mil milhões de euros, mais de 80% dos quais em exportações” diz uma nota da AICEP enviada ao LusoJornal. “Este setor tem registado um crescimento sustentado nos últimos anos, tanto em termos de volumes, exportações e crescimento da cadeia de valor”.

Devido à crise sanitária, a edição de 2021 do salão foi cancelada. 2023 é, portanto, a edição do regresso à normalidade. A edição de 2019 do “Salon du Bourget”, a 53ª, contou com a presença de 2.453 expositores de 48 países (1.185 expositores franceses), 3.450 jornalistas e 290 delegações oficiais de 67 países. No que diz respeito aos visitantes, em 7 dias, este evento recebeu cerca de 325.000 visitantes, incluindo um pouco mais de 40% de profissionais e quase 60% de visitantes “grande público”.

O Pavilhão de Portugal está situado no Hall 2B, Stand B64 e vai contar com a visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, na próxima segunda-feira.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]