Portugal representado no Salão dos Seniores de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Portugal esteve representado no “Salon des Séniors” que teve lugar este fim de semana, entre os dias 22 e 25 de março, no Parque de Exposições de Paris Porte de Versailles. Rui Neves foi o responsável pelo stand de Portugal neste salão desde 2018.

“Este projeto visa promover Portugal no mercado europeu, exclusivamente junto dos reformados europeus. Nós fazemos um tour pela Europa que inclui França, Alemanha, Holanda e Suécia. Em França fazemos 3 promoções de Portugal, em Paris, em Lille e em Lyon” explicou Rui Neves em declarações ao LusoJornal.

Promovendo o turismo, as regiões, a gastronomia, o imobiliário, o turismo de saúde, o calçado e o têxtil, este stand de Portugal apresentou em Paris a Câmara municipal de Matosinhos. “Este ano trazemos a Paris a Câmara de Matosinhos. Habitualmente trazemos várias Câmaras municipais de Portugal, assim como algumas empresas. Já trouxemos filigrana, tivemos artesãos a trabalhar filigrana de Gondomar, já trouxemos Moscatel de Setúbal, Doces de Felgueiras”… explica o coordenador deste projeto.

Com mais de 26.000 visitantes e com cerca de 150 expositores, o “Salon des Seniors” programou uma centena de conferências com peritos sobre os mais variados temas, assim como ateliers, demonstrações e animações.

“Os reformados europeus são uma população que significa mais ou menos 35% da população europeia, que têm ainda muito tempo de vida pela frente, com uma situação financeira resolvida, com a reforma, com um comportamento de consumo e com um espírito de viver a vida. Isso interessa para Portugal” garante Rui Neves ao LusoJornal. “Nós, neste momento, estimamos que vivam em Portugal cerca de 50.000 reformados franceses, é um número consequente. Para terem uma ideia, em 2017, 25% das escrituras feitas em Portugal foram feitas por estrangeiros. Este ano já estamos em 10% das escrituras feitas no país. Portugal está na moda, há um grande interesse por Portugal”.

Portugal pode ser um país pequeno, mas é muito diverso, com sol e uma gastronomia de excelência. Rui Neves acrescenta a segurança. “Portugal foi considerado o quinto país mais seguro do mundo, isso é muito atrativo para os estrangeiros, é muito atrativo para os reformados, nomeadamente para os franceses. Os reformados viajam todo o ano, combatem a sazonalidade ou seja, não são só turistas de verão, o que para as regiões é muito importante”.

Para Rui Neves, participar neste salão tem “retorno imediato”, até porque os franceses “são turistas que consomem, que têm capacidade, não são turistas de parque de campismo”.

Mas a França é um país com uma forte Comunidade portuguesa e também os lusodescendentes interessam Rui Neves. “Por vezes já perderam as raízes com Portugal, mas agora querem comprar casa no país”.

Entrevista de Vitor Matias

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]