“Portugolo” fala de futebol português em francês

Em 2000, com apenas 16 anos de idade, Bruno dos Santos criou uma página internet em língua francesa sobre futebol português. Dezoito anos depois, Portugolo desenvolveu-se e é atualmente patrocinada pela companhia de seguros Fidelidade. Pelo meio, em 2003 Bruno dos Santos criou um Fórum de discussão e em 2010 enveredou pelas redes sociais com uma página Facebook e outra Twiter.

Filho de pais emigrantes em França, naturais de Celorico da Beira e Viana do Castelo, “quando eu era pequenino sempre quis ser jornalista, depois vieram os computadores e decidi afinal ser engenheiro em informática, mas sempre com a paixão do jornalismo” explica Bruno dos Santos. “Assim, associei a minha paixão pela informática com a paixão pelo jornalismo e pelo desporto, principalmente pelo futebol” conta ao LusoJornal.

“Na altura era o início da internet, havia poucas páginas web e senti que faltava alguma coisa: não havia nenhuma página sobre desporto para os lusodescendentes, não apenas de França, mas também da Bélgica, Suíça e Luxemburgo, em língua francesa. Há muita gente que não fala português, mas interessa-se muito pelo futebol português”.

Foi nessa altura que Wilson Vieira, atual Diretor de marketing da companhia de seguros Fidelidade, conheceu Portugolo. “Eu era estudante e havia muita gente que conhecia este site onde podíamos vir buscar informações sobre o futebol português” conta ao LusoJornal. “Eu sou apaixonado por Portugal e pelo futebol e encontrei cerca de 5.000 pessoas à volta deste Fórum. Ao longo dos anos percebi que Portugolo ganhou uma certa notoriedade”.

Portugolo fala da atualidade do futebol português, mas sempre em francês, “coisa que em 2000 não existia” lembra Bruno dos Santos. “Naquela altura não havia nenhuma página que falasse do futebol português. Falo dos clubes portugueses, dos jogadores portugueses, mas também com uma atenção especial para o Cristiano Ronaldo, obviamente, e para todos os jogadores portugueses que jogam no estrangeiro, como é o caso, atualmente, de Bernardo Silva que tem vindo a fazer uma excelente atuação na Inglaterra”.

Quando criou o Fórum, em 2003, Bruno dos Santos teve a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos seus seguidores. “Fizemos alguns jantares, fomos ver alguns jogos com a associação Paixão Lusa, criada graças ao Fórum, conheci alguns internautas” e explica que “são praticamente jovens filhos de emigrantes, que residem na região parisiense e, graças à carreira de Cristiano Ronaldo, também começo a ter pessoas que seguem a nossa página desde a África ou os Estados Unidos”.

“Na página Facebook tenho cerca de 42.000 seguidores e no site internet tenho milhares de visitas por mês, dependendo da atualidade. Por exemplo, durante o Euro 2016, já que Portugal ganhou, tive muitas visitas no site, até de pessoas que nem falam português, nem francês”.

Wilson Vieira explica que vai procurar em Portugolo “a informação que não se costuma encontrar em outros meios de comunicação social franceses. Aqui temos uma fonte 100% lusa, com informações 100% em francês”.

Desde maio de 2018, a Fidelidade decidiu associar-se ao site e à página Portugolo. “Para dinamizar o meu impacto na internet e fazer com que a marca Fidelidade seja associada a um desporto, neste caso o futebol, para ter um impacto maior nas redes sociais e na internet” conta Bruno dos Santos ao LusoJornal.

“Neste contexto da transformação digital é muito importante estar junto da nossa Comunidade portuguesa e lusófona” conta por sua vez o Diretor de marketing da Fidelidade. “A companhia de seguros Fidelidade quer sempre estar próximo dos seus clientes, por qualquer um dos meios de comunicação e a área do digital é muito importante. Faz toda a lógica incentivar e apoiar esta iniciativa do Bruno dos Santos que já tem 18 anos”.

“Para mim, esta vinda da Fidelidade permite fazer com que agora esta atividade seja profissional, coisa que não era pelo passado, porque só fazia isto durante os tempos livres, como lazer pessoal” conclui Bruno dos Santos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]