Portugueses e Franceses pescam níveis diferentes de sardinhas

Os pescadores portugueses voltam a poder capturar sardinhas a partir de segunda-feira, após a interdição decidida em setembro passado, com limites que vão permitir a garantia da sustentabilidade do ‘stock’, assegurou o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

No total, os Portugueses e os Espanhóis podem pescar 10.799 toneladas, o que corresponde a 7.181 toneladas (66,5%) para a frota portuguesa.

Este limite foi acordado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia, estando acima das 10.300 toneladas inicialmente propostas por Bruxelas.

O Governo está assim a aguardar os resultados dos cruzeiros científicos realizados na primavera, ressalvando que apesar da “ligeira recuperação” prevista, “as estimativas em termos de biomassa, estão ainda distantes dos pontos de referência ideais”.

Questionado se a quota definida para Portugal e Espanha poderá vir a aproximar-se dos valores sugeridos pelo setor – entre as 15.000 e as 16.000 toneladas – , o secretário de Estado das Pescas reiterou que só os dados científicos podem ditar uma alteração, notando que o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês) publicou recentemente um parecer onde aponta que o cenário de pesca para os dois países não deveria ser superior a 7.000 toneladas.

As limitações da pesca devem permitir “assegurar a gestão das capturas até julho, assim como a proteção dos juvenis ajustando as quantidades de sardinha classificada como T4 pela frota de cerco, e implementando fechos em tempo real, medidas assumidas por ambos os países em sede de plano de recuperação”.

De acordo com o documento, vão ser também delimitadas duas zonas a interditar à pesca dirigida aos juvenis de sardinha, nas zonas até 20 metros de profundidade.

Quanto à França, a pesca das sardinhas pode chegar às 26.000 toneladas por ano, sendo que a sardinha é a quarta espécie pescada pelos Franceses. O atum, a pescada e a vieira partilham os três primeiros lugares nas espécies pescadas pelos pescadores franceses.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]