Postos consulares portugueses realizaram em 2017 mais de 2,1 milhões de atos

Os postos consulares portugueses realizaram no ano passado mais de 2,1 milhões de atos consulares, mais 7,5% que em 2016, sendo a emissão de cartão de cidadão o mais frequente, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No total, em 2017 foram realizados 2.107.392 atos consulares, um acréscimo de 7,5% face ao ano anterior (1.960.472), segundo dados apresentados pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, na sede do Ministério, em Lisboa.

A emissão do cartão de cidadão é o pedido mais frequente dos Portugueses residentes no estrangeiro (257 mil, 12% do total de atos), imediatamente seguido pelos vistos de curta e longa duração (251 mil) e, em terceiro lugar, pelo reconhecimento de assinaturas (179 mil). “É natural que, em função das mudanças em curso no âmbito da modernização administrativa – desmaterialização de procedimentos -, este número venha a decair nos próximos anos”, comentou, na apresentação, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Os 10 postos mais importantes foram responsáveis pela realização de metade do total de atos, com o de São Paulo (Brasil) a liderar a lista. Este posto foi o que fez mais atos de registo civil e notariado (120 mil) e de pedidos de nacionalidade (mais de 12 mil), realizando 208 mil atos, quase 10% do total.

Com mais de 203 mil atos, Luanda (Angola) é o segundo posto com mais atividade e destacou-se na atribuição de vistos (92 mil).

O Consulado Geral de Paris (França) realizou mais de 187 mil atos e foi o que mais respondeu a pedidos de identificação civil (75 mil).

Seguem-se, nesta lista, os postos de Caracas (Venezuela), Rio de Janeiro (Brasil), Londres (Reino Unido), Toronto (Canadá), Genebra (Suíça), Macau (China) e Praia (Cabo Verde).