Prata para Catarina Costa e Bronze para Patricia Sampaio nos Europeus de Judo, em Montpellier


Catarina Costa (-48 kg) esteve esta 6ªfeira imparável nas suas prestações nos tatamis do European Championships Individual 2023 em Montpellier, que tiveram lugar entre os dias 3 e 5 de novembro.

Catarina Costa foi vencedora de todos os combates em que participou só cedendo na final frente à adversária francesa Shirine Boukli, conquistando a Medalha de Prata. Começou por eliminar por ippon a atleta austríaca Katharina Tanzer, seguiu-se (wazari) Laura Belenda de Espanha (medalha de bronze) e nos quartos de final também venceu por wazari Marusa Stangar da Eslovénia.

Patrícia Sampaio (-78 kg) conquistou no domingo à tarde a Medalha de Bronze ao vencer por ippon a judoca dos Países Baixos. No primeiro combate do dia venceu por ippon Darya Kantsavaya (AIN). Seguiu-se Alice Bellandi de Itália que se mostrou mais forte e venceu a atleta lusa por wazari.

Na fase da repescagem Patrícia Sampaio teve como adversária a judoca da Ucrânia Yelyzaveta Lytvynenco que venceu por wazari. Seguiu-se a atleta dos Países baixos Guusje Steenhuis, lutando nesta fase pela medalha de bronze e conseguiu o pódio por ippon.

.

O European Championships Individual 2023 de Montpellier contou com a presença de 386 atletas – 217 homens e 169 mulheres – em representação de 46 países.

Logo na sexta-feira, Maria Siderot (-52 kg) foi eliminada por ippon pela judoca inglesa Chelsie Giles e Joana Diogo (-52 kg) também cedeu por ippon frente a Sofia Avesta do Chipre.

Telma Monteiro (-57 kg) que conta com 15 pódios europeus (6 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze) não conseguiu bater a adversária Daria Kurbonmamadov (AIN) sendo vencida por ippon.

O judoca luso Rodrigo Lopes (-60 kg) foi eliminado também por ippon pelo italiano Andrea Carlino. A atleta Raquel Brito não esteve presente neste Europeu por motivo de lesão no cotovelo.

Bárbara Timo (-63 kg) esteve em destaque no sábado ao conseguir vencer 3 dos cinco combates em que participou. A judoca lusa conquistou o 5º lugar. Começou por eliminar por ippon Vera Zemanova (CZE) e por wazari a italiana Flavia Favorini. No combate seguinte frente á polaca Angelika Syzmanska cedeu por ippon. Voltou a sair vencedora por wazari no combate com a judoca dos Países Baixos Joanne Lieshout mas cedeu frente a Laura Fazlin do Kosovo por ippon conquistando a 5ª posição.

Joana Crisóstomo (-70 kg) perdeu por ippon no primeiro combate frente à alemã Miriam Butkreit

Na representação masculina Anri Egutidze (-73 kg) começou por eliminar o adversário de Israel, Sagi Muki, por ippon. No entanto frente ao judoca da Ucrânia Svidrak Mykhailo perdeu o combate por ippon.

Thelmo Gomes (-73 kg) não conseguiu ultrapassar o primeiro adversário Jorge Garcia de Espanha perdendo por wazari, bem como João Fernando (-81 kg) que cedeu por duplo wazari (ippon) frente a Georgi Gramatikov da Bulgária.

No domingo, Jorge Fonseca (-100 kg) saiu vencedor por ippon frente ao primeiro adversário Isaac Bezzina de Malta. No combate seguinte confrontou-se com o judoca espanhol Nikoloz Sherazadishvili que se mostrou mais forte e venceu por ippon aos 39 segundos do prolongamento.

Rochele Nunes (+78 kg) – que foi Medalha de Ouro no Grand Slam Abu Dhabi 2023 – foi desclassificada logo nos primeiros segundos do seu primeiro combate por os árbitros considerarem que utilizou uma técnica perigosa, ao tentar projetar Khrystyna Homan, pondo em causa a articulação do braço da sua adversária ucraniana.

Portugal esteve presente com 14 atletas lusos nos tatamis de Montpellier.