Produção luso-francesa de cinema vai receber 380 mil euros do Instituto do Cinema e Audiovisual

Seis produções de realizadores estrangeiros vão receber 900 mil euros do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), por terem coprodução portuguesa.

De acordo com o ICA, esses 900 mil euros dizem respeito ao concurso de 2018 de apoio à coprodução internacional de longas e curtas-metragens, de ficção e documentário, com participação minoritária portuguesa.

Apresentaram-se a concurso 27 projetos cinematográficos, tendo o júri decidido apoiar seis produções.

A que leva a maior fatia financeira, de 300 mil euros, é a produção luso-francesa “Frankie”, do realizador norte-americano Ira Sachs. O filme, que chegou a ter o título de produção “A family vacation”, e que deverá ter estreia comercial em setembro, foi rodado em Portugal com produção minoritária da O Som e a Fúria, de Luís Urbano, com direção de fotografia de Rui Poças e a participação de Carloto Cotta e Márcia Breia, num elenco encabeçado por Brendan Gleeson, Marisa Tomei e Isabelle Huppert. O projeto também contou com outros 80 mil euros de apoio do ICA, no concurso de apoio luso-francês, e é apresentado como um dos filmes beneficiários do sistema ‘cash rebate’ do Ministério da Cultura, de incentivo para a captação de mais produções estrangeiras para o território português.

No concurso do ICA para coproduções portuguesas minoritárias, além da produção de Ira Sachs, foram contemplados, por exemplo, “La práctica”, do realizador argentino Martín Rejtman, pela Rosa Filmes, com 180 mil euros, e “El santa Isabel”, da espanhola Paula Cons, pela Take 2000, com 171 mil euros. “Vestido branco, véu e grinalda”, longa-metragem de ficção do realizador brasileiro Marcelo Gomes, coproduzido pela Ukbar Filmes e que já tinha sido contemplado também com o apoio do protocolo luso-brasileiro, receberá agora 128 mil euros. “Blue Valentine”, curta-metragem de animação da realizadora russa Svetlana Filippova (65 mil euros), e o documentário “África vermelha”, do realizador russo Alexander Markov (50 mil euros) completam a lista de produções apoiadas neste concurso.