Profissionais brasileiros à descoberta do “Champs-Elysées” da Bourgogne

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Entre os dias 11 e 15 de maio, sommeliers, enólogos, empresários da “Maison Bertin” vindos de Sorocaba, São Paulo, Minas Gerais, foram recebidos por Sylvie das Dores, da Revazul, em Dijon, que lhes proporcionou um roteiro para descobrir os “Climats” do vinhedo de Bourgogne, inscritos em 2015 no Património Mundial da Unesco, passando pela “Route des Grands Crus”, com intuito de conhecer os seus famosos vinhos assim como a gastronomia da região.

A “Route des Grands Crus” foi criada em 1937 e marca o início do enoturismo.

Foram indubitavelmente dias de muita emoção e de aprendizagem nos lugares tais como Gevrey-Chambertin onde houve, em 1584, a primeira menção do nome de “Climat” vitícola e onde foram descobertos os mais antigos vestígios de plantação de vinhas, datadas dos finais do primeiro século.

Em Vosne-Romanée, na vinícola Rion, viticultores desde 1896, foi degustada uma garrafa especial “Clos de Vougeot Grand Cru” do ano 1991, acompanhado de uma terrina de trufa para melhor sentir todos os aromas do vinho. Na vinícola d’Ardhuy, em pleno coração da Bourgogne, fronteira com a Côte de Nuits e Côte de Beaune, vê-se uma mansão rodeada de três hectares de vinhas, plantadas no século X pelos Monges de Cluny, produzindo o “Clos de Langres”, monopólio em vinho tinto e vinho branco. Os visitantes brasileiros puderam notar o lagar de vinhos (“Pressoir”) do século XVIII, sendo Património dos Monumentos Históricos.

O grupo esteve também no emblemático Castelo Clos de Vougeot, a sede dos “Climats de Bourgogne”, com uma visita guiada, sempre em língua portuguesa, seguido de um almoço típico da região, o “Boeuf Bourguignon” com a degustação de seis vinhos da “Confrérie des Chevaliers du Tastevin” cujo lema é “Jamais en Vain, Toujours en Vin”.

Os visitantes passaram igualmente pela incontornável “Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho” ver a “Cave de la Cité” e finalmente, em Beaune, descobriram ânforas em cerâmica, algo único na região e pertencente a Christine Coudurier-Jung.

A delegação brasileira ainde teve um momento para passear pela cidade onde viu a famosa coruja de Dijon, aproveitou para festejar os vinte e cinco anos de casamento de um casal amigo na cidade de Arte e de História. Todos se emocionaram com o momento mágico, o sol sempre esteve presente no coração de cada um deles apesar de alguma chuvinha.

Visita guida em Bourgogne na “Route des Grands Crus” contact@revazul.fr

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]