Projeto Migra: as vivências da migrância nos dias de hoje

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Entre abril e outubro de 2021, mais de 80 escritores, artistas, cineastas, dramaturgos, ilustradores, pesquisadores e atores da sociedade civil participarão do Projeto MIGRA (2021), concebido e organizado por Leonardo Tonus. O projeto visa, entre outros objetivos, estabelecer um diálogo transnacional e transdisciplinar sobre as vivências da migrância nos dias de hoje.

Debates, leituras, jornadas acadêmicas, encontros com estudantes e lançamentos de livros serão organizados através dos canais Youtube e Facebook em parceria com diversas instituições brasileiras e internacionais. O conjunto das atividades compreende uma comissão organizadora composta por pesquisadores, docentes e atores do mundo cultural no Brasil, da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá.

No mês de abril, estão previstos encontros e debates em torno dos seguintes temas: Memórias sitiadas (10/04); Retratos estilhaçados (14/04); Quando pássaros pousam no livro que tu lês (17/04); Entre oriente(s) e ocidente(s) (17/04); A comunidade errante: ensaios de literatura e exílio (lançamento do livro em presença dos organizadores) (20/04).

Leonardo Tonus é professor em literatura brasileira na Sorbonne Université. Em 2014 foi condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier das Palmas Acadêmicas e, em 2015, Chevalier das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês. Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 e da exposição “Oswald de Andrade: passeur anthropophage” no Centre Georges Pompidou (2016) é o idealizador e organizador do festival Printemps Littéraire Brésilien. Publicou diversos artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou numerosas publicações. Vários de seus poemas foram publicados em antologias e revistas nacionais e internacionais. É autor de duas coletâneas de poesia: “Agora Vai Ser Assim” (Editora Nós, 2018) e “Inquietações em tempos de insônia” (Editora Nós, 2019).

O programa do Projeto MIGRA será atualizado mensalmente. Os nomes dos convidados e dos moderadores, assim como os horários podem ser consultados no site da organização, AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]