PSD vai presidir a Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades


A Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, na Assembleia da República vai ser presidida pelo PSD e a Vice-Presidência cabe ao PS.

A proposta de distribuição das 15 Comissões parlamentares tem por base a representatividade de cada bancada e foi negociada ontem entre os três maiores partidos. Vai ser votada hoje pelos Deputados.

O PSD, o maior Grupo parlamentar da Assembleia da República, vai ter Presidentes nas Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias; Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas; Agricultura e Pescas; Ambiente e Energia; Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto; Reforma do Estado e do Poder Local; Infraestruturas, Mobilidade e Habitações. A bancada social-democrata indicará vice-Presidentes para a Defesa Nacional; Assuntos Europeus, Orçamento e Finanças; Economia e Coesão Territorial; Educação e Ciências; Saúde; Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

O Chega vai ficar com as presidências das Comissões de Defesa Nacional, Educação, Orçamento e Transparência, e vai também designar vice-Presidentes para as Comissões de Assuntos Constitucionais; Agricultura e Pescas, Ambiente e Energia e Reforma do Estado.

O Grupo parlamentar do PS também vai ter a Presidência de quatro das 15 Comissões: Assuntos Europeus; Economia e Coesão Territorial; Saúde; e Trabalho, Segurança Social e Inclusão. O PS terá ainda as vice-Presidências das Comissões de Negócios Estrangeiros; Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto; Infraestruturas e Transparência.