Râguebi: Chuva de elogios institucionais para a vitória de Portugal ontem frente às Fiji

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro Ministro António Costa e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, todos elogiaram ontem a Seleção portuguesa de râguebi por ter conseguido, em Toulouse, uma primeira vitória num Mundial da modalidade.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os “Lobos” pela primeira vitória na história numa fase final de um Mundial, “um passo muito importante” para a afirmação daquela modalidade que abre “perspetivas para futuros êxitos”.

“Aos ‘Lobos’, ao seu treinador e equipa técnica, e à Federação Portuguesa de Rugby, o Presidente da República agradece, em nome de Portugal e dos portugueses, pela forma como honraram o nosso País, deixando uma palavra de enorme apreço à nossa Comunidade em França e a todos os que apoiaram, desde a primeira hora, a nossa Seleção. Amanhã farão ainda melhor!”, pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.

“Foi um passo muito importante para a afirmação do râguebi português abrindo perspetivas para futuros êxitos”, enalteceu.

O Presidente da República volta a congratular o percurso desta Seleção nacional, destacando a conquista de “participantes, adeptos e simpatizantes, por todo o mundo, pela forma entusiasta, dedicada e de enorme força e querer, com que jogou contra as grandes potencias do Râguebi”.

Portugal venceu hoje as Fiji por 24-23 num jogo da última jornada do Grupo C, realizado em Toulouse, que estava empatado 3-3 ao intervalo, e que se decidiu a favor da Seleção lusa com os ensaios de Storti, de Francisco Fernandes e de Rodrigo Marta, já perto do fim.

Também o Primeiro-Ministro português, António Costa, congratulou com esta “notável vitória” sobre as Fiji, a primeira num Mundial, a culminar o “extraordinário Campeonato” protagonizado pelos ‘Lobos’.

“A notável vitória de hoje culmina o extraordinário Campeonato que a Seleção Nacional de Râguebi disputou com alegria, determinação e ambição. Vivam os Lobos!”, escreveu, na rede social X (antigo Twitter).

Presente no estádio, em Toulouse, para assistir ao jogo, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou que a Seleção portuguesa de râguebi foi “inexcedível na determinação” e a inédita vitória num Mundial, sobre as Fiji (24-23), “compensa todo o esforço”.

Ana Catarina Mendes, que tutela o Desporto, realçou que a vitória mostra uma “determinação imensa” que deve orgulhar todos os Portugueses. “Os ‘Lobos’ foram inexcedíveis na sua determinação, no seu empenho, na capacidade de jogar, na forma como estiveram em campo com alegria ao longo dos quatro jogos. Esta vitória sabe muito bem e compensa todo o esforço para este resultado histórico”, disse aos jornalistas, após o desafio.

Ana Catarina Mendes realçou ainda que a prestação da equipa das ‘quinas’ na segunda presença em mundiais, com seis pontos e um quarto lugar entre as cinco equipas do Grupo C, após um triunfo, um empate e duas derrotas, é “um bom exemplo” de que os resultados podem ser positivos quando há determinação e perseverança.

“O que aconteceu esta noite foi histórico para o râguebi português. Os ‘Lobos’ estão de parabéns. Para aqueles que gostam de desporto, assistir ao que assistimos nesta noite é uma grande alegria”, acrescentou.

A Ministra afirmou ter encontrado muitas pessoas em Toulouse a elogiarem a forma de jogar e o ‘fair play’ de Portugal ao longo do mundial e enalteceu o apoio aos ‘Lobos’ nos estádios, quer dos adeptos que viajaram de Portugal, quer das pessoas das Comunidades portuguesas em França.

“Tive a oportunidade de estar com a Comunidade portuguesa e de testemunhar o apoio que deu à Seleção ao longo destes quatro jogos. Fomos todos Portugal. Fomos todos ‘Lobos’. Fomos todos râguebi”, vincou.

Convencida de que o desporto é “uma festa de alegria” e “uma festa de inclusão”, onde cada um “mostra ao mundo o melhor que tem”, Ana Catarina Mendes expressou ainda o desejo de ver a Seleção feminina de râguebi num mundial, “a ser apoiada por todos”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]