LusoJornal / Marco Martins

Reims, Campeão de Ligue 2 e Subida à Primeira Divisão

A 34ª jornada do Campeonato francês da segunda divisão terminou no sábado 21 de abril com o triunfo do Nancy por 2-1 frente ao Auxerre. Quanto ao Reims continua na frente, tendo carimbado a subida à primeira divisão e sendo Campeão do campeonato de Ligue 2.

O Reims, que tem um jogo a menos, venceu por 1-0 o AC Ajaccio. O clube da região do Champanhe continua na liderança contabilizando agora 78 pontos, contando com 13 pontos de vantagem sobre o Nîmes que ocupa o segundo lugar com 65 pontos, isto após o empate a duas bolas frente ao Bourg-en-Bresse. No terceiro lugar encontramos o AC Ajaccio com 63 pontos, a dois do Nîmes.

Quanto faltam apenas quatro jogos para o fim a temporada, 12 pontos a distribuir, o Reims já assegurou a subida à Ligue 1 e também garantiu a conquista do título de Campeão de Ligue 2. Recorde-se que a equipa do Reims conta com três lusófonos, o guarda-redes guineense Edouard Mendy, o médio defensivo caboverdiano Danilson da Cruz, e o médio ofensivo brasileiro Diego Rigonato.

Continuando com a atual classificação, no quarto lugar encontramos o Clermont com 58 pontos, isto após o triunfo por 4-2 frente ao Orléans. No quinto está o Châteauroux com 57 pontos, isto após o triunfo por 2-1 frente ao Niort. Recorde-se que do terceiro ao quinto lugar, vai haver um play-off, cujo vencedor vai defrontar o 18° da Ligue 1 para decidir quem permanece ou sobe à primeira divisão.

De notar que neste lote de equipas há quatro lusófonos: O médio franco-português Mathias Pereira Lage e o defesa franco-caboverdiano Ludovic Soares no Clermont, e os lusodescendentes Maxime Barthelmé e Kévin das Neves no Châteauroux.

De referir que um jogador lusófono marcou durante esta jornada: o avançado franco-português Mathias Pereira Lage, do Clermont, marcou um tento no triunfo da equipa por 4-2 frente ao Orléans. Neste momento os dois melhores marcadores lusófonos são o médio brasileiro Diego Rigonato do Reims e o avançado franco-português Mathias Pereira Lage do Clermont, que apontaram sete golos.

Recorde-se que temos dois treinadores lusófonos presentes na Ligue 2, Emmanuel da Costa, que comanda a equipa do Quevilly Rouen Métropole, perdeu por 0-4 frente ao Paris FC, enquanto o Tours, equipa comandada pelo português Jorge Costa, perdeu por 3-2 frente ao Gazélec Ajaccio. Esta derrota atirou definitivamente o Tours para o National. Com ou sem o treinador português Jorge Costa, o Tours vai então militar no campeonato do terceiro escalão francês, o National.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]