LusoJornal / Jorge Campos

Restaurante «Os Imigrantes» serve cozinha portuguesa e francesa em Decines

Na cidade de Decines (69), nos arredores de Lyon, encontra-se o restaurante «Os Imigrantes», propriedade de Maria Santos e Margarida Freitas.

Estas duas cozinheiras, autodidatas, uma da região do Minho e outra do Ribatejo, reuniram a experiência que traziam da cozinha tradicional e regional portuguesa, e retomaram um restaurante.

«Temos em comum este gosto de cozinhar, eu e a Maria Santos. A ideia de abrirmos este restaurante veio naturalmente pois somos muito amigas. Aqui os pratos são na maioria portugueses» explicou Margarida Freitas ao LusoJornal. «Mas também confeccionamos pratos franceses e que servimos sobretudo ao meio-dia pois temos dois pratos do dia, já destinado à clientela trabalhadora, francesa e portuguesa, que frequenta o nosso estabelecimento e que trabalham por aqui perto. Ao sábado trabalhamos todo o dia, ao meio dia e à noite, mas a noite é mais por marcação.

«Recebemos também grupos para batizados e aniversários, que podem ir até cinquenta pessoas» concluiu Margarida Freitas.

O restaurante tem mais duas empregadas. Elisabete Santos é filha de uma das duas proprietárias. «Gosto muito de trabalhar com a minha mãe, Maria dos Santos. Apesar de ter uma formação em psicologia, gosto de trabalhar na restauração. Faço o acolhimento dos clientes, faço o serviço de mesa, pois sou polivalente, e vivo isto com outra amiga, a Aida Mendes. No total somos quatro mulheres, e ajudamo-nos onde é preciso e segundo o dia» disse Elisabete Santos ao LusoJornal. «Mas tenho um projeto que é de me estabelecer por conta própria, no comércio, mas não na restauração (risos). A psicologia gosto muito, mas se não temos ajudas e cunhas, é muito difícil conseguir algo, mesmo se é muito procurada esta profissão».

 

O restaurante «Os Imigrantes»

190, avenida Jean Jaurès

Decines

Fechado ao domingo

(32) 0472 45 86 11

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]