Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O saxofonista português Ricardo Toscano iniciou na quinta-feira uma série de quatro concertos, noutras tantas cidades portuguesas, nos quais estreia um novo trio, com o contrabaixista francês Géraud Portal e o baterista norte-americano Ali Jackson.

A nova formação de Ricardo Toscano estreou-se ao vivo em Viseu, na quinta-feira, no Carmo 81, passando depois pelo Seixal, nesta sexta-feira, no festival Seixal Jazz, por Castelo Branco, no sábado, no Centro de Cultura Contemporânea, e pelo Porto, no domingo, na Casa da Música.

Géraud Portal e Ali Jackson são, nas palavras de Ricardo Toscano, em declarações à Lusa, “uns grandes craques”, dois músicos que o saxofonista admira “muito”.

Este trio internacional surgiu porque, pensou Ricardo Toscano, “talvez fosse a altura certa para começar a ter algumas colaborações com músicos de fora”.

No ano passado, no festival de Jazz do Funchal, conheceu Géraud Portal. “Tocámos juntos na ‘jam session’ de demo-nos logo bem. Depois acabei por ir a Paris tocar com ele, num clube de jazz”, recordou.

O primeiro contacto com Ali Jackson, “que é a estrela entre os três”, aconteceu em Nova Iorque, em 2013. Só mais recentemente, ao aperceber-se de que o baterista agora vivia em França, decidiu enviar-lhe uma mensagem na rede social Instagram.

“Falámos sobre fazermos qualquer coisa juntos e achei que era a oportunidade certa para trazer os dois músicos a Portugal e fazermos estes quatro concertos”, contou.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
X