Rita Rato vai ser a candidata da CDU pelo Círculo eleitoral da Europa

A CDU anunciou esta manhã uma lista com os primeiros candidatos às eleições para a Assembleia da República e a atual Deputada Rita Rato é a cabeça de lista pelo Círculo eleitoral da Europa.

Os Comunistas rompem assim com uma “tradição” de apresentarem candidatos às eleições pelo Círculo eleitoral da Europa que vivessem neste mesmo círculo eleitoral. Aliás, o Partido criticou muitas vezes, em campanha eleitoral, os outros Partidos que apresentavam candidatos que moravam em Portugal e que se apresentavam pelo círculo eleitoral da emigração.

Na última eleição para a Assembleia da República, a candidata da CDU pelo Círculo eleitoral da Europa foi a professora Teresa Soares, Secretária Geral do Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas, residente na Alemanha, que nesta última eleição para o Parlamento Europeu concorreu pela lista… do Bloco de Esquerda!

Desta vez a CDU escolheu Rita Rato, 36 anos, Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2009 que era Deputada à Assembleia da República (XI, XII, XIII Legislatura). É Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. “Enquanto Deputada, teve intervenção sobre questões das migrações, designadamente sobre trabalho, pensões e novas gerações de emigrantes, e desenvolveu ações de contacto com Comunidades portuguesas na Europa” diz uma nota da CDU divulgada esta manhã.

A Deputada, agora Candidata pelo Círculo eleitoral da Europa, vem a Paris este sábado e vai ter uma reunião com militantes comunistas na sede da delegação do Partido Comunista Francês, 56 rue du rendez-vous, em Paris 12, a partir das 15h30.

Rita Rato foi atleta federada de Futsal entre 2001 e 2006. Integrou a Direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação e o Conselho Nacional de Juventude em representação da JCP. Integrou a Direção Nacional e a Comissão Política da JCP. É militante do PCP desde 2001, membro da Direção Regional de Lisboa do PCP. Foi eleita na Assembleia Municipal de Estremoz pela CDU entre 2005 e 2009.

Para além do Círculo eleitoral da Europa (Rita Rato), a CDU apresentou também os candidatos por Lisboa (Jerónimo de Sousa), Setúbal (Francisco Lopes), Braga (Carla Cruz) e Aveiro (Miguel Viegas).

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]