Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

No domingo, dia 10 de novembro, a partir das 20h30, na sala L’Alimentation Générale, terá lugar um concerto do coletivo Zabumba sobre a forma de uma roda de samba.

A roda de samba é uma tradição popular do Rio de Janeiro. Reúne percussionistas e cantores em torno do cavaquinho e convida os espetadores a participarem através do canto e da dança.

Criado em 2003 por músicos franceses apaixonados pela cultura brasileira, o grupo roda de samba Zabumba – a partir do nome da associação que possibilitou criar o coletivo – já fez concertos em Paris e no resto da França, em Portugal e Itália, para recriar o calor e a energia das rodas de samba do Rio de Janeiro ou São Paulo, e “matar a saudade” do público brasileiro longe do seu país.

Em torno de um repertório de grandes clássicos do samba (Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Cartola, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila…) o coletivo desenvolve os seus próprios arranjos dando ênfase à flauta e ao trombone.

Enquanto se vai apresentando em muitas salas da capital (Bellevilloise, Wild Cabaret, Divã do Mundo, 6B, Halle Papin), o grupo tem também lugar cativo há mais de 10 anos no General Food na primeira quinta-feira de todos os meses e recentemente no Marbrerie, em Montreuil, a cada dois meses.

Um primeiro álbum da roda será lançado no final deste ano, reunindo títulos gravados em estúdio e em concertos nos últimos dois anos.

Ao mesmo tempo, clube, sala de concertos e bar, o L’Alimentation Générale (ALG) recebe nos seus locais a diversidade num ambiente popular e agradável. Tal como o conceito de L’Alimentation Générale, a programação musical não tem o objetivo de se especializar num estilo específico, mas sim o do ecletismo com o desejo de abrir as mentes para a diferença e a diversidade. É possível beber um copo com os amigos, saborear cachorros-quentes no bar, ou iniciar-se ao boogie boogie ou à tarantella, assistir a um concerto de qualidade, um baile de musette e suar até o início da manhã ao som do eletro rock, groove do mundo, funk, soul, hip hop ou disco.

O ALG foi criado em maio de 2005 por Said Messous, do outro lado do periférico, na rua Jean Pierre Timbaud. Aos 18 anos, Said Messous assumiu a direção do Bar du Marché, em Montreuil, e transformou-o rapidamente numa referência da cidade. Este é o início de uma aventura nos anos 93, com a conquista de La Grosse Mignonne, o Bal Perdu e La Folle Manche e depois a fusão destes projetos.

 

L’Alimentation Générale

64 rue Jean Pierre Timbaud

75011 Paris

Infos: 09.81.86.42.50

 

Linda de Suza 19/20
Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
10.0
X