Roupa Sem Fronteiras 2017: recorde de donativos

No passado dia 24 de novembro, a Academia do Bacalhau de Paris (ABP) implicou-se uma vez mais numa ação de solidariedade «Roupa sem Fronteiras». Já na sua quinta edição, a organização anunciou um recorde de donativos.

Cerca de 370 caixas de roupa, calçado, roupa de casa e brinquedos, foram triados, dobrados, arrumados e dispostos em caixas, durante o fim-de-semana.

«Cerca de 75 pessoas, nos dois dias, foram-se revezando para levar a cabo esta ação. Logo no sábado, os 50 voluntários presentes conseguiram preparar a mesma quantidade da edição de 2016, sempre com bom humor, cantigas, dança e brincadeiras» lê-se no site da ABP. Quanto ao domingo, os cerca de 25 voluntários presentes terminaram o trabalho durante a parte da manhã.

Segundo o Presidente da ABP, Fernando Lopes, “a quantidade de caixas é ainda provisória. Outros pontos de recolha entregaram mais donativos na última semana de novembro. Fernando Lopes anunciou porém que este ano já se recolheu mais donativos do que as edições anteriores.

«Parabéns a quem doou, a todos os voluntários que recolheram as roupas, a todos os que nos entregaram os seus dons e a todas as mãos que ajudaram a empacotar as coisas». A Academia agradeceu também a empresa MRTI, que se encarregará de fazer o transporte para Portugal; a Manuel Pinto Lopes e às suas equipas pelo transporte; a Eurelec pelos locais postos à disposição para a triagem e por fazerem o transporte para as estruturas apoiadas em França; e ainda ao ‘Le petit miroitier’, «que foram incansáveis ao longo deste fim-de-semana».

Os donativos serão entregues a três associações: a Ação Social da Câmara Muncipal de Castelo de Paiva, a CPCJ de Cabeceiras de Basto, e a l’Emmaüs Solidarité em Paris, Lyon, Rouen e Bordeaux.