Rugby Club da Lousã comemorou 50 anos e lembrou parceria com a cidade francesa de Prades



O Rugby Club da Lousã (RCL) comemorou 50 anos de atividade, no sábado, com um ‘jantar de gala’ presidido pela Ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e lembra a geminação do município da Lousã com a cidade francesa de Prades, situada nos Pirinéus Orientais, com cuja congénere local cimentou fortes laços de amizade.

No encontro festivo, no Parque Municipal de Exposições da Lousã, distrito de Coimbra, estavam centenas de pessoas, entre atletas, familiares, sócios, amigos do RCL e convidados.

Quando há 50 anos, no início do ano letivo, no campo pelado da Escola Preparatória da Lousã, que funcionava no lugar do Penedo, o então professor de Educação Física apresentou aos alunos a bola oval de râguebi, os jovens “pensavam que era uma bola de futebol defeituosa”, recordou impulsionador da coletividade e atual Presidente da Direção José Redondo, entre sorrisos. “Sem nunca ter deixado a minha vida familiar e profissional, estou há meio século ligado à instituição”, disse.

Além de dirigente e treinador, congratulou-se, “fiz de tudo o que qualquer dirigente desportivo faz habitualmente” num clube amador.

Com o lema “Vamos longe para fazer amigos”, o RCL deu início, nos anos de 1990, à geminação do município da Lousã com Prades, em França. “Foi um dos pontos altos do clube”, enfatizou à Lusa José Redondo, antigo jogador de râguebi da Académica de Coimbra, ao explicar que “houve também momentos maus” que acabaram por ser ultrapassados.

Em 1983, o RCL foi reconhecido pelo Estado como instituição de utilidade pública. O jantar comemorativo dos 50 anos, no sábado, incluiu um programa cultural com bailado, música, intervenções e homenagens.