LusoJornal / Jorge Campos

Rusgas de Brignais juntaram centenas de Minhotos

A Associação Portuguesa de Brignais (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu Serão das Rusgas à moda de Ponte da Barca, no sábado passado, dia 4 de novembro. O Centro cultural do Birscop, uma sala do município de Brignais, acolheu a Comunidade portuguesa, sendo na sua maioria originária da região de Ponte da Barca.

«Esta sala é pequena, mas vamos tentar organizá-la segundo o número de pessoas presentes. Já temos duzentas reservas para o jantar» disse ao LusoJornal, logo no início do evento, Nadine Tinoco, a Presidente da coletividade, que convidou vários grupos e associações para este evento: de Vaulx-en-Velin, Jons, St Priest, St Martin d’Hères, Rillieux e, claro, o grupo da casa, o de Brignais.

«Estamos na nossa segunda edição, e no ano passado foi um sucesso. Reunimos perto de 400 pessoas».

José Dias, do Grupo de Jons, explica ao LusoJornal que as Rusgas são «o reunir de muitas pessoas que partilham a mesma paixão pelas danças folclóricas. Dançamos todos sincronizados, a mando de uma voz de comando e ao som de dezenas de concertinas e de outros instrumentos». E acrescenta que «na sala pode haver o máximo de dançarinos em par ou a solo, mas todos dançam em roda».

José Dias diz que «Ponte da Barca foi declarada Capital das Rusgas» e confessou ao LusoJornal estar a viver «momentos únicos». «Jovens e menos jovens, numa grande roda, com sorrisos e gargalhadas, dançamos até altas horas da noite, todos em união» conta ao LusoJornal.

Esteve também presente no evento – e foi nomeado «Padrinho das Rusgas de Brignais» – o artista Nelson Costa, também acordeonista de música popular portuguesa, vindo de Paris. «Gostei muito do convite, pois já no ano passado estive cá, e fiquei muito orgulhoso quando me nomearam Padrinho destas Rusgas. E não mais faltarei às Rusgas de Brignais, prometo» disse o artista ao LusoJornal.

No decorrer do serão, também foi servido frango grelhado e feijoada, confecionados pelas cozinheiras da Associação. No bar não faltaram as… «bebidas portuguesas».

Brignais é uma localidade satélite a sul de Lyon e que faz parte da Metrópole. A Comunidade portuguesa é muito numerosa e respeitada pelas autoridades locais, até porque é também muito interventiva na vida social e económica da cidade.