São Pedro do Sul inaugurou Monumento ao Emigrante

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Por ocasião do Feriado municipal, a Câmara de São Pedro do Sul inaugurou ontem, na presença da Secretária de Estado das Comunidades, o Monumento ao Emigrante, uma escultura da autoria de João Marques, na avenida da Ponte.

Berta Nunes assistiu, primeiro, a uma cerimónia em que foram homenageados os funcionários da autarquia com 25 anos de serviço e onde também foram distinguidos “ilustres sampedrenses que contribuíram para o prestígio e promoção do concelho”: Celina Mouro, Miguel Damião e Nazaré de Oliveira. O Município também prestou homenagem, a título póstumo, de Fernando Albuquerque, funcionário municipal que faleceu em serviço.

“Hoje foi a concretização de um sonho que eu tinha e que era de fazer uma homenagem àqueles que estando longe, dignificam muitas vezes as suas terras nos países onde estão inseridos” disse aos jornalistas o Presidente da Câmara municipal, Victor Figueiredo.

“Na bagagem, carrego a esperança e a saudade” diz a base do monumento que representa um homem com uma mala na mão.

A Secretária de Estado das Comunidades elogiou o contributo prestado pelos Portugueses residentes no estrangeiro para o desenvolvimento do país e dos seus concelhos de origem. Berta Nunes, que se congratulou com a iniciativa da Câmara municipal de homenagear as Comunidades portuguesas no dia do município.

“Os emigrantes contribuem muito. Com as suas remessas, que representam quase 2% do PIB, pelo investimento local, trazendo turistas a Portugal. Os principais mercados emissores de turistas são os países onde temos grandes comunidades” disse Berta Nunes no seu discurso. “É importante pensar que os emigrantes também fazem parte do concelho, alguns deles regressam, outros investem”.

Depois da inauguração, a Secretária de Estado reuniu ainda com investidores da diáspora daquele concelho e falou sobre o Programa nacional de atração de investimento da diáspora (PNAID).

Berta Nunes recordou a importância da ação dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) para os Portugueses residentes no estrangeiro que pretendam investir no território nacional e do recente Plano de Capacitação PNAID, atualmente em curso, que é dirigido aos técnicos das Comunidades Intermunicipais e dos municípios e conta já com mais de 800 participações de técnicos municipais e de outras instituições.

“Estamos neste momento a acompanhar 70 investidores da diáspora, mas o objetivo é de passar esse acompanhamento para os respetivos conselhos” disse a Secretária de Estado.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]