Saúde: O frio agrava a dor

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Com as temperaturas mais baixas ocorrem vários fenómenos que contribuem para o agravamento da dor.

Quem faz clínica e nomeadamente quem trata doentes com patologia osteoarticular ouve com frequência os doentes queixarem-se do agravamento das dores com a chegada do tempo frio e/ou húmido.

Convém realçar que cerca de 90% dos doentes com dor crónica, dor com mais de três meses de evolução, tem patologia degenerativa osteoarticular ou artroses.

Com as temperaturas mais baixas ocorrem vários fenómenos que contribuem para o agravamento da dor, como sejam:

– Maior sensibilidade dos nociceptores, que são uma espécie de sensores que temos nas articulações e noutras zonas do nosso corpo que permitem detetar a dor e transmiti-la ao nosso cérebro, com o frio estes ficam mais sensíveis e aumentam a intensidade da dor.

– Aumento da contratilidade muscular, levando ao aparecimento de contraturas musculares e maior rigidez das articulações.

– Rigidez articular – as articulações têm no seu interior um líquido que funciona como lubrificante, o líquido sinovial, que com o frio e humidade tende a ficar mais espesso dificultando o movimento das articulações.

– Contração dos vasos sanguíneos ou vasoconstrição – o frio provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo nas zonas periféricas, como por exemplo os membros inferiores e superiores. Havendo menos sangue a nível das articulações, as células dessa zona têm menos oxigénio disponível o que agrava também a dor.

.

Como evitar?

A medida mais importante é, sem dúvida, manter-se quente o que em Portugal é difícil uma vez que a maior parte das casas não possui sistemas de aquecimento eficazes e o preço da energia é caro.

No caso de haver patologia degenerativa, como artroses, convém tratar para que as dores não cheguem a agravar no inverno.

Existem vários tratamentos disponíveis atualmente como sejam:

Tratamentos ortobiológicos como plasma rico em plaquetas ou células estaminais que, segundo estudos recentes, parecem promover uma regeneração parcial das estruturas articulares.

Radiofrequência – tratamento para a dor articular nomeadamente de artroses da coluna vertebral, podendo resolver de forma definitiva alguns tipos de dor.

Visco suplementação – injeções intra-articulares de ácido hialurónico (substância que lubrifica a articulação e melhora a viabilidade da cartilagem).

Ozonoterapia – A terapia de ozono é uma forma inovadora de tratamento que pretende aumentar a quantidade de oxigénio na zona afetada, melhorando a dor.

Nucleoplastias percutâneas – técnica inovadora que permite tratar hérnias discais sem cirurgia através de laser.
.

Dr. Armando Barbosa

Anestesiologista, especialista no tratamento da dor

Diretor Clínico da Paincare no Porto, Caldas da Rainha, Lisboa e Albufeira

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]