Saúde: O que acontece se deixarmos de tomar Ozempic


A semaglutida, princípio ativo do Ozempic, foi desenvolvido para o controle da diabetes tipo II, esta é uma substância com uma ação semelhante à da hormona gastrointestinal GLP-1, com efeitos anorexígenos e anti-hiperglicemiantes. Este fármaco atua reduzindo a velocidade de esvaziamento gástrico e motilidade intestinal, aumentando a secreção de insulina e provocando no sistema nervoso central um efeito inibidor do apetite.

Resulta assim num fármaco com uma ótima capacidade de controle da glicémia em diabéticos tipo II (para o qual foi inicialmente aprovado) e com grande potencial de induzir a perda de peso, pela sua capacidade de inibir o apetite.

O risco de voltar a ganhar o peso perdido, quando alguém deixa de tomar Ozempic, é real. Pois sem a semaglutida, o efeito inibidor do apetite cessa e as respostas de saciedade voltam ao normal em algumas semanas ou meses. É por isso fundamental acompanhar o tratamento com uma alteração do estilo de vida. A adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e a prática de exercício físico regular, são a chave do sucesso para qualquer tratamento de perda de peso.

Se estas alterações não se verificarem, o risco de recuperar o peso, ou até mais alguns quilos, pode sem dúvida acontecer num espaço de tempo relativamente curto.

Em Portugal a “febre do Ozempic” é relativamente recente, mas já são alguns os casos de quem tenha recuperado o peso perdido e que procure, depois do tratamento com este tipo de substâncias, ajuda para alterar hábitos alimentares.

.

Dra. Patrícia Segadães

Nutricionista

Clínica Cognilab, Cascais