Alberto Plácido

SEDES Europa toma posse em Paris e organiza debate sobre “A diáspora e as eleições portuguesas”



No próximo sábado, dia 18 de novembro, a Embaixada de Portugal em Paris vai acolher a cerimónia de tomada de posse dos Corpos Sociais da nova Delegação da SEDES Europa, seguida de um debate sobre as metodologias de voto dos portugueses no estrangeiro, intitulado “A diáspora e as eleições portuguesas”.

Esta é a primeira Delegação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – fora de Portugal. “É um passo de enorme relevância e valor no caminho traçado nos 53 anos de existência da associação” diz uma nota da associação enviada às redações.

O Presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza, vem a Paris propositadamente para dar posse aos primeiros Corpos Sociais da SEDES Europa. O jornalista Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal e antigo Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, vai assumir a Presidência desta nova Delegação e o Vice-Presidente é Alfredo Sousa de Jesus, de Bruxelas. Vítor Oliveira, de Toulouse é o Secretário-Geral, e Adeline Afonso é a Secretária-Geral-Adjunta. Dos corpos gerentes constam também Manuel Antunes da Cunha (Paris), Sérgio Tavares (Escócia), João Verdades (Luxemburgo) e Paulo Capitão (Chilly-Mazarin).

Depois da tomada de posse, o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, é o principal convidado de um debate sobre “A diáspora e as eleições portuguesas”.

As metodologias de voto dos Portugueses residentes no estrangeiro vai ser passada em revista com intervenções dos Deputados Paulo Pisco, Hugo Carneiro e Nathalie de Oliveira, mas também de Paulo Marques, Presidente da Cívica, a associação de autarcas franceses de origem portuguesa e Christine de Oliveira, Coordenadora do Observatório SEDES Comunidades, assim como várias personalidades dos vários setores da sociedade civil portuguesa em França.