Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Portugal defronta as Campeãs do Mundo, os Estados Unidos, a 29 de agosto e 3 de setembro em solo norte-americano. Francisco Neto, o selecionador português, chamou 23 jogadoras. Nas eleitas figuram a Portuguesa Jéssica Silva do Lyon (na foto), e a Lusodescendente Mélissa Gomes do Stade de Reims.

O primeiro encontro entre as portuguesas e as Campeãs do Mundo disputa-se no Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia, pelas 19h00 locais.

O segundo acontecerá cinco dias depois, a 3 de setembro.

Eis as 23 convocadas:

AC Milan – Mónica Mendes

BV Borussia Bocholt – Ana Leite

Inter Milão – Andreia Norton

Manchester City – Matilde Fidalgo

Olympique Lyon – Jéssica Silva

SC Braga – Ágata Pimenta, Diana Gomes, Dolores Silva, Inês Maia, Rute Costa e Vanessa Marques

SL Benfica – Raquel Infante e Sílvia Rebelo

Sporting CP – Ana Borges, Carolina Mendes, Diana Silva, Fátima Pinto, Inês Pereira, Joana Marchão, Patrícia Morais e Tatiana Pinto

Stade de Reims – Mélissa Gomes

Wolfsburg – Cláudia Neto

Histórico desfavorável às cores lusas

As seleções femininas A de Portugal e Estados Unidos defrontaram-se em oito ocasiões, tendo a formação lusa perdido sempre, embora com uma exibição empolgante no último encontro, em novembro de 2018, no Estoril, onde perdeu pela margem mínima (0-1).

Para trás, ficaram desfechos mais duros para as cores nacionais: um 0-5 em 1994, dois desaires por 3-0 no ano seguinte, antes das derrotas mais pesadas, 7-0 e 6-0 em 1999, e novamente 7-0 em 2000. E em 2001, Portugal foi batido por 2-0 no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves.

Apuramento para o Europeu a 4 de outubro

Os encontros de preparação com os Estados Unidos servem para Francisco Neto testar a armada lusa antes do arranque da qualificação para o Europeu feminino de 2021.

Portugal, recorde-se, inicia o apuramento a 4 de outubro, com uma deslocação à Albânia. Seguem-se dois embates frente à Finlândia – o primeiro em casa, a 12 de novembro, e o segundo em solo finlandês, a 10 de abril de 2020.

A 14 de abril, a armada lusa visitará a Escócia. Já os jogos frente ao Chipre estão marcados para os dias 5 (fora) e 9 de junho (casa).

Portugal encerrará a qualificação em casa, no mês de setembro de 2020. Jogará frente à seleção escocesa (dia 18) e a Albânia (dia 22).

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação e os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.

Os restantes segundos classificados vão disputar um “play-off” em outubro de 2020, para assegurar as três vagas em aberto na fase final.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
8.8
X