Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Governo vai organizar, nos próximos dias 3 e 4 de janeiro, mais uma edição do Seminário Diplomático 2019, uma reunião geral com os diplomatas portugueses em funções no estrangeiro.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, fará uma intervenção na sessão de abertura do Seminário Diplomático, no dia 3 de janeiro. De seguida, intervirá, como orador convidado, o Diretor Geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino.

Ainda neste dia, está prevista a entrega da VI edição do Prémio Francisco de Melo Torres “Diplomata do Ano”.

O Seminário Diplomático é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que reúne membros do Governo – incluindo todos os Secretários de Estado do MNE, que participam em reuniões e painéis temáticos – e representantes da Administração Pública, das Universidades, da comunidade empresarial e de outros setores estratégicos, com os Embaixadores de Portugal, para debater temas de interesse para a política externa portuguesa.

A reunião vai ter lugar no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa.

No primeiro painel temático, sobre “Diplomacia económica: utilizar o turismo”, haverá intervenções do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias (Moderador), da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho; do Administrador do Grupo Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida.

O painel temático “Europa e África: parceria para o desenvolvimento” não participar a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro; a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto; e o Professor do ISCTE, Fernando Jorge Cardoso.

No painel temático sobre “Os reptos da digitalização” vão intervir a Diretora do Departamento Inteligência Artificial da JP Morgan, Manuela Veloso e o Diretor do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira.

Durante o Seminário Diplomático vão ser organizados grupos de trabalho por “região”, sobre “Ação externa integrada”. A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e a Administradora da AICEP Maria Manuel Serrano, participam no grupo de trabalho sobre a África.No grupo América vão intervir José Luís Carneiro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e António Silva, Administrador da AICEP. No grupo Ásia fala Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização e João Dias, Administrador da AICEP. No grupo Europa vão intervir Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e Madalena Oliveira e Silva, Administradora da AICEP. No grupo MENA falam Pedro Costa Pereira, Diretor Geral de Política Externa e Pedro Patrício, Diretor da Rede Externa e Institucionais da AICEP.

Os Diplomatas vão aproveitar para apresentar cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, no antigo Museu dos Coches, e depois ao Presidente da Assembleia da República. Na sessão de encerramento, para além da intervenção do Ministro Augusto Santos Silva, vão também falar o Ministro das Finanças e Presidente do Eurogrupo, Mário Centeno e o Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Álvaro Mendonça e Moura.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
3.1
X