LusoJornal / Carlos Pereira

Talêgo: Cândida Rézio criou uma loja de produtos gourmet em Paris

Foi em pleno centro de Paris, junto à impressionante Catedral de Notre Dame, que Cândida Rézio escolheu promover os produtos portugueses topo de gama, através da sua loja que tem como nome original: «Talêgo».

Foi já em novembro passado que a Portuguesa abriu a sua pequena loja, realizando um sonho de há muito tempo, e desde então a clientela tem aumentado substancialmente. «Através deste espaço concretizo um sonho, são recordações com a minha avó alentejana, daí o nome ‘Talêgo’’».

Talêgo não existe no dicionário, mas um alentejano sabe que é uma bolsa para guardar e levar o pão.

No Talêgo pode encontrar não só queijos e chouriços, como conservas, sumos, águas, vinhos, cervejas, azeites biológicos, gelados e pastéis de nata, mas também artesanato, sabonetes, ou ainda ali se pode contemplar uma pequena exposição do artista Sérgio Remondes.

Cândida Rézio aposta imenso nos produtos de pequenos produtores e muito pouco no industrial. O famoso porco preto alentejano, ou ainda os famosos queijos e vinhos da sua região natal, estão ali em destaque.

«Mas não quero apenas promover o Alentejo, tenho produtos de várias regiões, do norte ao sul», precisou. Uma forma de transmitir e de promover a língua e cultura portuguesas.

Com uma clientela cosmopolita, Talêgo atrai muito os Franceses que recentemente visitaram Portugal e querem redescobrir os sabores portugueses.

«Aqui há uma forte passagem de turistas, e muito naturalmente as pessoas têm a curiosidade de entrar e conhecer a loja. Os Americanos e os Brasileiros são muito apreciadores deste tipo de artigos e sabores originais».

Cândida Rézio acrescentou ainda, que não se dirigia apenas à clientela lusófona, embora estes sejam cada vez mais numerosos a deleitar-se na pequena caverna de Ali Babá e tem-se distinguido da concorrência com outro tipo de artigos. «Eu privilegio sempre os pequenos fornecedores e de extrema qualidade. Regularmente me propõem novos sabores e vou vendendo regularmente coisas diferentes», frisou.

Natural de Ferreira do Alentejo, Cândida Inverno Rézio nasceu em Beja, mas veio morar para Paris com apenas 1 ano de idade. Foi em Paris IV que cresceu e estudou, mas sempre trabalhou em paralelo com os seus estudos, nomeadamente como auxiliar de educação.

Tirou o curso de professora de Português na Sorbonne Nouvelle, mas após alguns anos difíceis no ensino, preferiu fazer uma pequena pausa antes de regressar novamente no mês de setembro. «Basicamente quis mostrar que não é só através do ensino da língua que podemos divulgar Portugal e a lusofonia, nomeadamente com alguns sabores brasileiros, doces, cachaça, especiarias».

Cândida Rézio vai regressar ao ensino, mas promete contudo que a loja continuará aberta, com a presença de outra pessoa, «mas estarei sempre por perto, provavelmente em part time», explicou otimista.

Após uma prospeção do mercado lusófono em Paris, a gerente portuguesa iniciou a troca de contactos de fornecedores e começou a selecionar quais os produtos que ali iria vender. «Nem tudo foi fácil, nomeadamente os ‘Gelados de Portugal’, levaram-me dois meses longos a negociar e dá-me orgulho tê-los aqui, porque são de uma qualidade excelente», apontou ao LusoJornal.

Talêgo é uma vitrina dos sabores portugueses no centro da capital francesa que muitas vezes no verão não olha para as horas para fechar as portas. «Por vezes estou aberta até às duas horas da manhã, porque as pessoas gostam de apreciar o queijo da serra ou umas ‘tapas’ de porco preto no final da noite»!

Orgulhosa do seu país e do seu Alentejo natal, Cândida Rézio sempre manteve um contacto muito próximo com Portugal, quer através dos estudos, quer através das férias familiares.

Agora com o seu ‘Talêgo’, e o seu sotaque alentejano, Cândida Rézio demonstra uma vez mais a sua força de vontade em aproximar a França de Portugal e de partilhar os sabores e aromas portugueses com os seus clientes.

 

Talêgo

26 rue Chanoinesse

75004 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]