TAP Portugal integra experiência de reconhecimento facial no aeroporto de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

A TAP Portugal participa numa experiência piloto no Aeroporto de Lyon Saint Exupéry que visa tornar o percurso do passageiro mais fluido por meio de reconhecimento facial. Os utentes apenas têm de descarregar uma aplicação e a Vinci Airports promete serviços personificados aos passageiros.

Esta nova aplicação lançada pela Vinci chama-se Mona. Os passageiros carregam os seus próprios documentos e fazem um ‘scanner’ facial, através das máquinas instaladas no aeroporto, ou tranquilamente em casa, com um smartphone. Depois disso, quando o passageiro chega ao aeroporto, tudo fica bem mais simples, e passa nos diferentes pontos de controle sem qualquer contacto físico e sem cartão de embarque. Necessita apenas de apresentar a cara em frente do dispositivo de reconhecimento facial (salvo para a passagem nas fronteiras, o que não é o caso nas viagens para Portugal).

Com este reconhecimento facial, os passageiros podem fazer o check-in, despachar as bagagens, mas a aplicação permite também reservar um táxi para se deslocar para o aeroporto e também permite descontos nas lojas do aeroporto. Tudo isto sem ter de apresentar nem passaporte, nem cartão de identificação, nem cartão de embarque. A aplicação é gratuita.

A Vinci Airports garante que esta experiência que dura um ano, está sujeita às regras da CNIL e garante a proteção de dados. Apenas três companhias aéreas estão implicadas nesta experiência – Transavia, Air Corsica e TAP – e apenas dois, três ou quatro voos por dia. Mas a Vinci garante que outras companhias já solicitaram para integrar a experiência.

A ausência de contactos físicos tem sido apreciada por estes tempos de crise sanitária. Apenas não é possível deixar a máscara durante a identificação facial!

Por enquanto, a experiência decorre apenas no Aeroporto de Lyon Saint Exupéry, mas a ideia da empresa é de alargar este processo a todos os aeroportos geridos pela Vinci Airports.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]