Ténis de Mesa: Lista de convocados revelada para Europeu em França

A lista dos nove atletas convocados para representar Portugal no Campeonato da Europa de equipas, que vai decorrer em França no início de setembro, foi divulgada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM).

A equipa masculina é constituída por Diogo Carvalho, Diogo Chen, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia, e tem como treinadores Kong Guoping e Francisco Santos. Já no setor feminino, a seleção é formada por Fu Yu, Leila Oliveira, Rita Fins e Shao Jieni e orientada tecnicamente por Xie Juan.

A comitiva que vai disputar o Europeu de Ténis de Mesa na cidade francesa de Nantes, entre os dias 03 e 08 de setembro, é liderada pelo presidente da FPTM, Pedro Moura, e incluí o fisioterapeuta Rosen Aleksandrov.

A equipa masculina tem como adversários no Grupo H as seleções da Grécia e da Turquia, e a feminina vai defrontar a Rússia e a Croácia no Grupo F. Apenas o vencedor de cada grupo é apurado para os quartos-de-final.

No sector masculino, a Grécia, selecção que ocupa o 43.º lugar do ranking mundial e 22.º da Europa, foi vice-campeã da Europa em 2013, enquanto a Turquia é 61.ª do mundo e 27.ª da Europa. Portugal, que está no 13.º lugar do mundo e 6.º da Europa) conquistou quatro medalhas em cinco anos – duas em Europeus (ouro em Lisboa 2014 e prata em Luxemburgo 2017) e duas em Jogos Europeus (ouro em Baku 2015 e bronze em Minsk 2019).

A equipa feminina tem como adversário a poderosa Rússia (14.ª do mundo e 7.ª da Europa), sete vezes campeã da Europa (contando com os títulos conquistados como União Soviética) e três vezes medalha de bronze nas quatro últimas edições do europeu, incluindo Luxemburgo 2017. E a Croácia (46.º mundial e 23.ª europeia) já por duas vezes se sagrou vice-campeã da Europa. Portugal ocupa a 59.ª posição no ranking mundial e 26.ª na lista europeia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29966″]