Toulouse: Começaram as aulas de português da Federação das Associações Portuguesas

Teve lugar no passado dia 26 de setembro o primeiro dia de aulas de língua portuguesa para alunos do «Collège», da região de Toulouse.

As aulas são lecionadas pela professora Cristina Graça, já colocada pelo Instituto Camões há alguns anos na região, mas que agora completa o seu horário com alunos do «Collège», uma vez que apenas lecionava para alunos da primária.

O ensino da língua portuguesa decorre em regime de Protocolo entre o Instituto Camões e a Federação das Associações Portuguesas da Haute-Garonne, presidida por Miguel Novo Costa. As aulas têm lugar na sala da sede do Grupo Folclórico Vila Rosa de Toulouse.

Esta era uma velha reivindicação da Comunidade portuguesa da região de Toulouse.

Depois de um longo processo que teve início em outubro de 2019, e que teve algumas contrariedades e obstáculos, a Federação abriu, numa primeira fase, um curso privado de língua portuguesa, no primeiro semestre de 2020. Agora, no mês de setembro iniciaram enfim as atividades por parte do Instituto Camões.

No ano letivo passado, a aprendizagem foi possível graças à colaboração de diversos empresários portugueses da região, que apoiaram o financiamento deste curso privado organizado pela Federação das Associações, o que, de certa forma, relançou o assunto do ensino da língua portuguesa na região.

Desde outubro de 2019 que a Coordenação do ensino português em França foi informada das intenções da Federação e da própria Comunidade portuguesa, mostrando-se sempre colaborante. Este processo foi diretamente tratado pela Coordenadora Maria Adelaide Cristóvão, culminando no sucesso da iniciativa e no início das aulas neste mês de setembro.

O curso funciona com 16 alunos neste primeiro ano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]